Android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escalonador Linux
26/03/2010
O escalonador de processos escolhe qual processo vai para a CPU com o objetivo de: (1) manter justiça (processos semelhantes para serviços semelhantes), (2) equilíbrio(ocupar todas as partes do sistema) e (3) cumprir as políticas do sistema.

O escalonador linux é baseado em time-sharing. Seu scheduler realiza as seguintes sequências:

kernel work – o schedulerdeve realizar uma série de rotinas especifícas do kernel;
seleção de processo – o scheduler deve escolher o processo que irá rodar.
troca de processos – o scheduler salva as condições que oprocesso atual apresenta (contexto específico do processo) e carrega o contexto do novo processo que irá rodar.
Com relação as prioridades para seleção do processo, o sistema separa em:

estática –exclusiva de processos em tempo real, neste caso a prioridade é definida pelo usuário e não é modificada pelo escalonador. Somente usuários com privilégios especiais no sistema podem definir processo detempo real.
dinâmica – aplicada aos demais, sendo sua prioridade calculada em função da prioridade base do processo e a quantidade de tempo que lhe resta para execução.
Os processos de prioridadeestática recebem prioridade maior que os de dinâmica. E, os processos novos recebem a prioridade de seus pais.

Quanto a algoritmos de escalonamento, a opção default é a preemptiva. Como segunda opção, oLinux implementa duas políticas de escalonamento: FIFO e ROUND ROBIN.

E, por fim, as políticas de escalonamento são:

Policy – Pode haver duas políticas de escalonamento round-robin efirst-in-first-out (FIFO).
Priority – A prioridade do processo é dada de acordo com o tempo que ele gastou para executar (em jiffies). Jiffies é uma variável que indica a quantidade de tempo que um processopode ser executado, onde cada valor atribuído depende de cada máquina. Quanto maior o tempo em uma execução anterior, menor a prioridade do processo.
Real time priority – Esse recurso é usado para...
tracking img