Aula tema 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CESGRANRIO, 2009 – Professor de Sociologia – ADAPTADA) “Ao fazerem a análise dos meios de comunicação de massa (...), alguns autores concluíram que eles funcionavam como uma verdadeira indústriacultural de produtos culturais, visando exclusivamente ao consumo”.
[TOMAZI, Nelson Dácio. (org.) Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual Editora, 2000, p.206]

Esta análise é tributária de um grupode intelectuais denominado:

Escolher uma resposta.
a. Escola de Frankfurt.
b. Teóricos da reprodução social.
c. Teóricos positivistas
d. Teóricos marxistas.
e. EscolaSociológica de São Paulo.
Resposta correta: Escola de Frankfurt.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta porque foram, justamente, os pensadores da Escola de Frankfurt queelaboraram o conceito de indústria cultural.

Question 2
(IF/SC, 2010 – Professor de Sociologia - ADAPTADA) “Ora, poucos deixarão de admitir que a mídia, em suas diferentes facetas, mas com claropredomínio dos meios televisivos, tem protagonizado de modo crescente essa função pragmática de ‘explicar o mundo’ e produzir significado para fatos e acontecimentos sob a forma de representaçõessociais.” (PORTO, Maria Stela Grossi. Mídia, segurança pública e representações sociais. Tempo social. São Paulo, v. 21, n. 2, 2009, p.213).

A respeito das mídias e de seu papel social, analise asproposições:

I. As mídias constituem, nas modernas democracias contemporâneas, uma das principais produtoras de representações sociais, as quais, para além de seu conteúdo, têm função pragmática comoorientadoras de condutas dos atores sociais.
II. A importância social das mídias fundamenta-se no fato de que elas apresentam acontecimentos da realidade de maneira completa, não fragmentada. Alémdisso, o papel social que ocupam está, em geral, desvinculado dos interesses de empresas, organizações ou grupos sociais.
III. As mídias são os principais agentes de instrução social nos países em...