Andragogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sequência Didática
Operações com frações
Compartilhe
Conteúdo relacionado
Mais sobre números racionais
ESPECIAIS
* Tudo sobre Matemática
* Cálculo Mental
Planos de aula
* Introdução aos números decimais
* O valor das partes
* Comparação de frações com cálculo mental
* Números racionais para resolver problemas de medidas
Objetivos
- Reconhecer a necessidade deutilização de outros números em situações em que os números naturais não são suficientes para exprimir o resultado de uma divisão.
- Utilizar diferentes registros (desenhos, esquemas, algoritmo) para representar resultados que não podem ser expressos por um número natural.
- Estabelecer relações entre divisão e frações.
- Reconhecer a equivalência entre escritas fracionárias.

Conteúdo
-Números racionais como expressão do resultado da divisão de dois números naturais.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Flexibilização para deficiência física (dificuldade na linguagem e pouca mobilidade de membros superiores)
Preveja um tempo maior para esse aluno realizar as propostas.
 
Anos
4º e 5º

Material necessário
Cópias do problema apresentado na 1ª etapa desta sequência.Desenvolvimento
1ª etapa

Flexibilização para deficiência física (dificuldade na linguagem e pouca mobilidade de membros superiores)
Investigue o que o aluno sabe sobre divisão. Altere o material a ser usado para mobilizar o raciocínio, propondo a mesma atividade com uso de blocos de madeira e tampas de garrafa.

Inicie o trabalho com os números racionais partindo de situações queenvolvam as ideias de medir ou repartir igualmente, especialmente nos casos em que os alunos têm de agir sobre o resto da divisão. Isso permite que eles reconheçam a necessidade de ampliação do conjunto dos números naturais, pois têm de decidir se podem ou não continuar a divisão de acordo com o contexto. Proponha que os alunos, em duplas, resolvam os seguintes problemas:
1) Nove balões foramdistribuídos entre quatro crianças e todas receberam a mesma quantidade de balões. Quantos balões cada criança recebeu?
2) Nove chocolates são repartidos igualmente entre quatro crianças. Qual é a quantia de chocolate que cada criança recebeu?
Percorra as duplas para observar as estratégias que os alunos utilizam para resolver as questões, bem como os registros realizados. Observe também se as duplasreconhecem que ambos os problemas estão representados com os mesmos números e podem ser resolvidos com uma mesma conta.

Flexibilização para deficiência física (dificuldade na linguagem e pouca mobilidade de membros superiores)
Organize uma dupla com um aluno mais atento e colaborador. Ele deve fazer a divisão com o material disponível e seu colega ficar encarregado pelo registro.

2ªetapa
Proponha que os alunos, em duplas, analisem os problemas e decidam em qual dos casos é possível continuar a repartir e como registrar o resultado dessa divisão. Lembre-se de que podem recorrer a registros não convencionais. Percorra os grupos para observar as questões levantadas, bem como os registros realizados. Em seguida, organize uma discussão coletiva sobre de que modo cada grupo decidiuem qual das divisões era possível continuar repartindo o resto. Assim, os alunos podem compreender que, apesar dos problemas serem resolvidos por uma mesma conta, não é possível continuar a divisão em ambos os casos.

Flexibilização para deficiência física (dificuldade na linguagem e pouca mobilidade de membros superiores)
Faça a mesma proposta da etapa anterior, mas com a tira de cartolinademarcada (imitando a maneira como é vendida a maioria dos chocolates industrializados). Peça ao aluno que indique o recorte ao colega de dupla.

3ª etapa
Convide algumas duplas para mostrar como elas deram continuidade à divisão em quatro partes iguais da barra de chocolate que sobrou. É muito provável que os estudantes tenham se apoiado em registros pictóricos para representar essa...
tracking img