Andragogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BOOK de Apoio
Gestores do Conhecimento

Andragogia

Andragogia

Andragogia diz respeito ao ensino de adultos. Segundo Knowles (1976, p. 17), andragogia é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”. A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais.
A educação deadultos embasada em um modelo andragógico tem como princípios:
* A necessidade dos adultos em saber a finalidade, o “porque” de certos conteúdos e aprendizagens;
* A facilidade dos adultos em aprender pela experiência;
* A percepção dos adultos sobre a aprendizagem como resolução de problemas;
* A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se oconteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata.;
* Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
Diferenciação:

Metodologia

O professor é considerado um facilitador, e como tal, sua relação com os alunos é horizontal, tendo como principal característica o diálogo, o respeito, a colaboração e a confiança.
O clima propício para aaprendizagem, segundo o modelo andragógico, tem como características o conforto, a informalidade e o respeito, garantindo assim, que o aluno se sinta seguro e confiante.
A andragogia, enquanto modelo para a educação de adultos, é caracterizada pela participação dos alunos, pela flexibilidade e pelo foco no processo, ao invés da ênfase no conteúdo.
O instrutor deve adotar outros métodos etécnicas de ensino atuais tais como:
* Debates e discussão em grupo,
* Perguntas e respostas,
* Dinâmicas interativas,
* Dramatizações e
* Tantas outros dinamizadores do ensino.

Modo de Fazer:
* O ensino andragógico deve começar pela arrumação da sala de aulas, com cadeiras arrumadas de modo a facilitar discussões em pequenos grupos. Nunca deverão estar dispostas emfileiras.
* Antes de cada aula, o professor deverá escrever uma pergunta provocativa no quadro, de modo a despertar o interesse pelo assunto antes mesmo do inicio da atividade.
* O professor afeito ao ensino de adultos raramente responderá alguma pergunta. Ele devolverá à classe, perguntando "Quem pode iniciar uma resposta?" ("Quem sabe a resposta?" e' uma pergunta intimidante e nãodeverá ser utilizada).
* O Professor nunca deverá dizer que a resposta de um adulto está errada. Cada resposta sempre terá alguma ponta de verdade que deve ser trabalhada. O professor deverá se desculpar pela pergunta pouco clara e refazê-la de modo a aproveitar a parte correta da resposta anterior. Fará então novas perguntas a outros estudantes, de modo a correlacionar as respostas até obtera informação completa.

Exercício: Os 7 tipos de Inteligência
Endereço: http://www.guiadacarreira.com.br/teste-7-inteligencias/
Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:

Inteligência Linguística
As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grandeexpressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

Inteligência Lógica
Pessoas com esse perfil de inteligência tem uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas temfacilidade para encontrar solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

Inteligência Motora
Pessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e tem uma...
tracking img