FUNÇÃO: orientar a mão no espaço, permitindo-lhe os movimentos delicados e especializados que é capaz de executar (exploração, apreensão e manipulação)
DIVISÕES: cintura escapular, ombro, braço, cotovelo, antebraço, punho e mão.
ESTUDO DA CINTURA ESCAPULAR E DO OMBRO:
• OSSOS:
- Clavícula: é um osso longo, localizado na parte superior do tórax, entre o esternoe a escápula e apresenta-se em forma de “S”. possui uma extremidade medial ou esternal mais globosa e uma extremidade lateral ou acromial mais achatada. Possui três bordas e três faces (bordas: anterior, superior e posterior; faces: anterior, posterior e inferior). A face inferior é acidentada, possuindo, na extremidade esternal, a impressão para o ligamento costoclavicular, no terço intermédio, osulco para o músculo subclávio, e na extremidade acromial, o tubérculo conóide e a linha trapezóidea. A clavícula tem as seguintes funções: suporte, fixação para músculos, transmitir forças do membro superior para o esqueleto axial.
- Escápula: é um osso laminar localizado supero- posteriormente ao tórax, formando a parte dorsal da cintura escapular, situado entre a clavícula e o úmero, tendo aforma de um triângulo. É um osso de anatomia complexa possuindo bordas, ângulos e alguns acidentes importantes. São três as bordas: superior (onde existem o processo coracóide e a incisura da escápula), medial ou vertebral e lateral ou axilar. Os ângulos existentes são: superior, inferior e lateral. O ângulo laterla é composto pela cabeça da escápula (colo da escápula, cavidade glenóide etubebrculos supra e infra-glenoidais. A escápula possui faces: anterior ou costal (possui a fossa subescapular) e posterior ou dorsal (possui a espinha da escápula ( raiz, lábios, acrômio e incisura espinoglenoidal). A espinha da escápula separa a face posterior e fossa supra-espinhal e fossa infra-espinhal.
- Úmero – parte proximal : é um osso longo localizado no braço e situado entre a escápula, orádio e a ulna. na sua extremidade proximal encontra-se: a cabeça do úmero, que possui a superfície articular para a cavidade glenóidea da escápula; o colo anatômico; os tubérculos maior(lateral0 e menor (ântero-medial); sulco intertubercular; colo cirúrgico.
• ARTICULAÇÕES:
- Articulação Esternoclavicular: fomada pela extremidade esternal da clavícula, incisura clavicular do manúbrio doesterno, cartilagem costal da primeira costela. classifica-se como sinovial plana (morfologicamente plana e funcionalmente esferóide, complexa, bicameral, anaxial. Amplia os movimentos da articulação do ombro.
- Articulação Acromioclavicular: formada pela extremidade acromial da clavícula e pela borda medial do acrômio. Possui como meios de união uma cápsula articular e ligamentos de reforço(acromioclaviculares e coracoclaviculares: conóide e trapezóide). Classifica-se como sinovial plana, simples, unicameral, anaxial. Permite que o acrômio rode sobre a clavícula.
- Articulações do Ombro: formada pela cavidade glenóidea da escápula e pela cabeça do úmero. Possui como meios de união uma cápsula articular e ligamentos de reforço (ligg. Glenoumerais, córaco-umeral, e arco córaco-acromial.Classifica-se como sinovial esferóide, simples, unicameral, triaxial. A estabilidade desta articulação depende de um grupo de quatro músculos que em conjunto são chamados de manguito rotador.
• MÚSCULOS DO TÓRAX COM AÇÃO NO OMBRO:
o Músculos Toracoapendiculares Anteriores: peitoral maior, peitoral menor, subclávio e serrátil anterior.
- M. peitoral maior:
Origem:
porçãoclavicular: face anterior do terço medial da clavícula;
porção esternocostal: face anterior do esterno (manúbrio e corpo), cartilagens cotais das 06 costelas superiores.
Porção abdominal: aponeurose do músculo oblíquo externo do abdome.
Inserção: face lateral do sulco intertubercular do úmero (crista do tubérculo maior do úmero);
Inervação: NN. Peitoral lateral e peitoral medial;
Ação:...