Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALCOOLISMO

Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial de Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.
O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. É uma doença crônica, incurável e progressiva.
Oindivíduo dependente do álcool além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

Não há uma causa conhecida para o alcoolismo ou o abuso do álcool. O motivo de algumas pessoas beberem de maneira responsável e nunca perderem o controle de suas vidas, enquanto outras são incapazes de controlar o hábito de beber, ainda não foi determinado. Aquantidade de álcool que uma pessoa ingere pode influenciar na probabilidade de se tornar dependente.

A longo prazo o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão.

O Brasil detém o primeiro lugar no mundo no consumo de destilados de cachaça e é o quinto maior produtorde cerveja da qual, só a AMBEV, produz 35 milhões de garrafas por dia.

Os adolescentes começam a tomar álcool aos 13 anos

OS PERIGOS DO ÁLCOOL

Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas.

Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais. violênciadoméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção e reflexos, acontecem devido ao abuso do álcool

Bebedores esporádicos ou crônicos podem desenvolver amnésia , sem perda de consciência da realidade. Essa amnésia acontece porque o álcool interfere nos circuitos cerebrais encarregados de arquivar acontecimentos recentes.

O alcoolismo pode desenvolverdoenças como o câncer na língua, boca, estômago, laringe, fígado e vesícula biliar. Pode ocasionar cirrose, hepatite, gastrite e úlcera. Pode também causar problemas cardíacos e de pressão arterial. O álcool é uma causa conhecida de malformação congênita quando usado durante a gestação.

PESSOAS COM RISCO DE DESENVOLVER O ALCOOLISMO:

Um indivíduo pode tornar-se alcoólico devido a uma série defatores: predisposição genética, estrutura psíquica, influências familiares e culturais. Sabe-se que homens e mulheres têm 4 vezes mais probabilidade de ter problemas com álcool se seus pais forem alcoólicos.
Podem se tornar alcoólicos:
- homens que tomam mais de 15 ou mais doses de bebida alcoólica por semana
- mulheres que tomam 12 ou mais doses de bebida alcoólica por semana
- qualquerpessoa que tome mais de cinco doses de bebida alcoólica por vez pelo menos uma vez por semana

PESSOAS QUE PODEM TER MAIS CHANCES DE ABUSAR DO ÁLCOOL OU SE TORNAREM DEPENDENTES

- pessoas que sofrem pressão dos colegas, principalmente adolescentes e universitários
- pessoas com depressão
-pessoas com fácil acesso ao álcool
-pessoas com baixa auto-estima
- pessoas com estilo de vidaestressante

ALGUNS SINTOMAS DA DOENÇA

- doenças relacionadas ao álcool
- necessidade de quantidades cada vez maiores de álcool para ficar embriagado ou atingir o efeito desejado
- lapsos de memória depois de beber em excesso
- sintomas de abstinência quando o uso do álcool é interrompido
- continuar a beber, mesmo quando a saúde, a família ou o trabalho estão sendo prejudicados
-episódios deviolência depois de beber.
- tremedeiras durante a manhã
-comportamento dissimulado para esconder o uso de álcool

TRATAMENTO

A abstinência é definida como a privação completa do uso do álcool, A abstinência total e evitar as situações de risco em que o álcool está presente, são os objetivos ideais para as pessoas com alcoolismo. Um círculo social forte e o apoio da família são muito...
tracking img