Anatomia caules das raiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA: CNIDÁRIOS / Profa.: Rina Oliveira / Turma: Bio 052

INTRODUÇÃO

Os cnidários incluem pólipos carnudos – graciosas hidras de água doce, coloridas anêmonas-do-mar, corais pétreos esculpidos, corais moles semelhantes a plantas e os hidroides que ocupam espaço como ervas daninhas – bem como medusas, ou águas-vivas, cujos sinos pulsantes lembram corações fora do corpo (Fig. 1).

Figura1. Cnidaria: Hydras, anêmonas-do-mar, coral-pétreo e medusas, são alguns exemplos.

A diversidade dos cnidários Alcança seu zênite nos recifes de coral, um dos ecossistemas mais espetaculares da Terra, porém, os cnidários são difundidos e comuns mundialmente em mares rasos, em que se prendem a objetos duros, escavam em sedimentos, ou vagueiam pelo plâncton. Das aproximadamente 20.000 espécies,apenas 20 ocorrem em água doce; o resto é marinho.
A maioria é carnívora, que pegam e incapacitam suas presas ou desencorajam seus agressores com túbulos urticantes ou pegajosos, disparados de células especializadas exclusivas, chamadas cnidócitos. Os homens sentem os cnidários venenosos como uma injeção surpresa de agulhas quentes, semelhante à sensação ardente produzida pelo contato com aplanta urtiga, nome do qual deriva Cnidaria (cnid = urtiga).

ESTRUTURA E SIMETRIA DOS INDIVÍDUOS SOLITÁRIOS

Em sua forma geral básica, o corpo saculiforme de um cnidário se assemelha a uma gástrula. Esse corpo consiste de uma cavidade semelhante a um tubo digestivo, envolvido por uma parede corpórea sólida, chamada de celêntero, ou cavidade gastrovascular (Fig. 2). Esta se abre para o exteriorpor uma boca cercada por uma ou mais fileiras de tentáculos. Órgãos sensoriais, quando presentes, estão distribuídos junto ou próximos às bases dos tentáculos. O corpo dos cnidários exibe simetria radial ao redor do eixo oral-aboral, o qual se estende da boca para a base. Assim, animais radialmente simétricos têm contato simultâneo com todas as direções por meio de seus órgãos sensoriais etentáculos que, como sentinelas no perímetro de um forte, estão postos para ação em qualquer setor.

Figura 2. Cnidaria: formas corpóreas solitárias: (A) Pólipo radialmente simétrico. (B) Medusa radialmente simétrica. Os diagramas sobre o pólipo e a medusa indicam sua simetria radial, que é adaptada para receber estímulos (setas) de todas as direções.

Pólipos e medusas

Duas formas corpóreasdiferentes, pólipo e medusa, ocorrem nos cnidários, frequentemente no ciclo de vida de apenas um indivíduo. Um pólipo se assemelha a uma flor com seu pedúnculo (Fig. 2, A). O pedúnculo é uma coluna cilíndrica alongada que surge de um disco pedal aboral. Na extremidade oposta da coluna, o manúbrio (ou hipostômio) – uma elevação da boca em seu ápice – está localizado no centro de um disco oral. A margemdo disco oral possui uma fileira de tentáculos. O disco pedal e a coluna do pólipo, mas não sua extremidade oral, pode secretar um exoesqueleto quitinoso, a periderme, que provê proteção e adesão ao substrato. Os pólipos são, principalmente, animais bentônicos sésseis, fixos, com uma orientação com a boca voltada para cima.
Uma medusa tem a forma de um guarda-chuva ou um sino (Fig. 2, B). Asuperfície oral (disco) é chamada de subumbrela, e o lado oposto, aboral, é a exumbrela. A boca está na ponta de um apêndice móvel, o manúbrio, que se assemelha à tromba de um elefante. Os tentáculos surgem da margem do sino e cercam a boca. Geralmente, as medusas nadam por pulsações do sino e se orientam com a posição da boca voltada para baixo.

Tecidos e compartimentos do corpo

A parede docorpo de um cnidário é composta por três camadas de tecidos(Fig. 3): um epitélio externo, a epiderme; um epitélio interno, a gastroderme, que reveste o celêntero, o qual se assemelha a um trato digestivo e une a epiderme à boca; e, entre esses dois epitélios, uma matriz extracelular gelatinosa chamada mesogléia.

Figura 3. Cnidaria: parede do corpo de um pólipo (Hydra).

ESTRUTURA DOS...
tracking img