Morfologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MORFOLOGIA VEGETAL

Morfologia externa e interna da raiz e do caule PROFª SANDRA BIANCHI

INTRODUÇÃO
• Dois dos processos mais interessantes e complexos que ocorrem durante o ciclo de vida das plantas produtoras de sementes são o da fecundação e a posterior formação do embrião (embriogênese), que se inicia com a polinização. • Após a formação do embrião a partir do zigoto, ele se desenvolvee ocorre a formação da semente. • A semente, após maturação e secagem, poderá ser disseminada e, quando as condições internas e externas forem favoráveis irá germinar e dar origem a uma nova planta.

GERMINAÇÃO COMPLETA

Durante todos estes processos, desde a formação do zigoto até o estabelecimento da plântula, ocorrem: • Divisão celular; • aumento de tamanho das células; • aparecimento decélulas com características fisiológicas diferentes das células mãe; e • aparecimento de novos tecidos e órgãos.
Ao conjunto dessas mudanças dá-se o nome de

DESENVOLVIMENTO.

A embriogênese também estabelece os meristemas primários. Eles são estabelecidos durante a embriogênese, mas tornam-se ativos somente após a germinação, formando os órgãos e tecidos adultos. O crescimento das plantasé concentrado em regiões de divisão celular denominados de meristemas (célula tronco).

Meristemas primários - são formados durante a embriogênese: Meristema apical da raiz - crescimento
em extensão (crescimento primário).

Meristema apical do caule - crescimento
em extensão (crescimento primário).

Meristema apical de raiz de Triticum sp.

Meristema Apical de caule de Coleus sp. Allium sp. Detalhe do
meristema apical de raiz.

Meristemas secundários - são formados após a germinação:
Câmbio vascular (meristema lateral) crescimento em diâmetro (crescimento secundário);

Felogênio (meristema lateral) – crescimento em diâmetro (crescimento secundário). Camada intermediária da Periderme.

RAIZ
A raiz é o órgão especializado para a fixação da planta no solo e para aabsorção de água e sais minerais em solução, podendo ainda desempenhar as funções de reserva de substâncias e de aeração em plantas aquáticas, entre outras. A raiz é caracterizada como um órgão cilíndrico, aclorofilado que se distigue do caule por não se apresentar dividida em nós e internós e por não formar folhas ou gemas.

A estrutura primária da raiz tem origem no meristema apical. Osmeristemas primários, localizados pouco acima do promeristema, são os responsáveis pela diferenciação dos tecidos primários da raiz: a protoderme origina o revestimento primário da raiz – a epiderme; o meristema fundamental dá origem à região cortical, geralmente, formada apenas pelo parênquima; o procâmbio forma o cilindro vascular onde de encontra os tecidos vasculares primários.

RAIZ : ANATOMIAEXTERNA

OU AINDA...

RAIZ: ANATOMIA INTERNA

RAIZ: CORTE CRESCIMENTO PRIMÁRIO

RAIZ: CORTE CRESCIMENTO PRIMÁRIO

Epiderme A epiderme da raiz, diferenciada a partir da protoderme do meristema apical, é formada de células vivas, de paredes primárias e cutícula delgadas. Nas espécies onde a epiderme persiste por mais tempo, nas regiões mais velhas, as paredes de suas células podemapresentar maior cutinização ou até mesmo podem sofrer suberinização. Córtex O córtex da raiz é a região entre a epiderme e o cilindro vascular, e tem origem a partir do meristema fundamental. Esta região é formada por células parenquimáticas, isodiamétricas de paredes delgadas, com numerosos espaços intercelulares. Nas plantas aquáticas ou naquelas que crescem em solos pantanosos pode haver a formaçãode um aerênquima na região cortical Endoderme Na região de absorção da raiz primária, as paredes das células da endoderme apresentam um espessamento de suberina, em forma de fita, completamente impermeável, que se estende ao redor das paredes radiais e transversais dessas células, denominada Estrias de Caspary.

Cilindro Vascular O cilindro vascular da raiz diferencia-se a partir do...
tracking img