Sadia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História



Um Passeio na Linha do Tempo da Sadia S/A



Década de 40

[pic]

O nome Sadia surgiu de uma forma singular: A S.A Indústria e Comércio Concórdia foi nomeada Sadia a partir das iniciais SA do termo “Sociedade Anônima” e da última sílaba da palavra “Concórdia” (região do Estado de Santa Catarina), DIA.

A região de Concórdia era palco de um cenário brasileiro esperançosoe, foi assim que a produção de suínos colocou o município entre os 10 mais afortunados do Estado.

Em 1944 Attílio Fontana criou a Sadia. Em dois anos de operação já abatiam no frigorífico mais de 100 suínos por dia. No ano de 1947 os padrões de consumo se modificaram devido ao crescimento da indústria - momento em que a empresa teve sua marca registrada em São Paulo - com a instalação de umadistribuidora que conquistaria o mercado da década de 50.



Década de 50

[pic]

Esta década foi profundamente marcada pelo avanço da industrialização, tendo o setor ultrapassado a composição da agricultura no PIB (Produto Interno Bruto), processo este influenciado, sobretudo pela Sadia, que cooperou com a edificação da Associação Rural de Concórdia.

Devido ás várias dificuldadeslogísticas (condições das estradas, produtos perecíveis, e veículos inapropriados) a empresa, em 1952, adotou o transporte aéreo (locou um avião) com o slogan “Pelo ar, para seu lar”. Essa estratégia contribuiu com as vendas e difundiu os produtos Sadia, que continuamente investia no aprimoramento para estabelecer-se no eixo Rio a São Paulo.

Já com nove anos de produção (1953) inaugurou o Moinho daLapa S.A no Estado de São Paulo, iniciativa fálica que arquitetou o início de sua credibilidade empresarial.



Década de 60


No ano de 1961, mesmo com a inflação, a Sadia optou por aplicar em tecnologia, reestruturação de vendas e propagação das atividades. Neste contexto deu início á avicultura integrada – abate de frangos – atingindo a marca de um milhão de unidades abatidas. Quatro anosdepois ingressou no setor de alimentos semiprontos congelados através da fundação da Frigobrás – Companhia Brasileira de Frigoríficos, que além de outros produtos, fabricava o afamado Hambúrguer Sadia.

[pic]

Esta fase histórica foi estampada por diversas conquistas: pela criação do Conselho de Administração, pelos primeiros abates de perus, pelos contratos de exportação com carne bovina esuína in natura congelada, pelo crescimento e avanço tecnológico, pela investigação genética animal, por diversos lançamentos, pela qualidade da marca e ainda pela estréia da Distribuidora Sadia Comercial Ltda.


Década de 70

Nesse ensejo o País passava pelo “milagre econômico” e a empresa teve a entrada do capital aprovada – ações na bolsa de valores. Em 1974, com a Sadia Avícola S.A emoperação, o Peru Temperado Sadia, um dos produtos de maior êxito da companhia, despontou solidificando a liderança na venda de carne de peru.

[pic]

Estimulada com a expansão da agropecuária do Centro-Oeste, inaugurou em Mato Grosso (MT) a Sadia Oeste S.A., consagrada ao abate de bovinos e á exportação de carnes para Europa, Estados Unidos e Oriente Médio. O crescimento da Sadia não cessava – e nofinal desta década contava com várias unidades industriais no Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Década de 80[pic]


Economicamente falando, os anos 80 foram concebidos como a “década perdida” – inflação em alta, planos fracassados, porém, politicamente obtiveram resultados como as Diretas Já e a nova Constituição, entrecho que atingiu a todos e, a Sadia mesmo assim, transformou o lucro acumulado deanos anteriores e acelerou suas exportações e continuou inovando: almôndegas, empanados de frango, frios, presunto de Parma. Nasce aqui outra “filha”: a Sadia Trading - responsável pelas vendas no mercado exterior, ultrapassando no mesmo ano de sua fundação 1980, os US$100 milhões.


Década de 90

No princípio da década de 90 os reflexos da inflação desenfreada ainda eram visíveis e,...
tracking img