Analitica relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé.
Rio de janeiro, 03 de dezembro de 2012. Curso de farmácia.

Preparo e Padronização de Solução.

Alunos: Bruno Rodrigues e Leonardo Rodrigo
Dre: 111026109 e 111026191
Professor: Rodrigo Siqueira
Disciplina: Química Analítica Farmacêutica Experimental II

1. Introdução:

Solução é uma mistura homogênea de dois ou mais componentes,sejam elas moleculares ou iônicas. Em um contexto geral, é constituída por um soluto e um solvente, este último em maior quantidade e o soluto disperso e dissolvido.
Existem três tipos de solução (em relação à quantidade de soluto): insaturada, saturada e supersaturada. A solubilidade é o máximo de uma substância (soluto) que se pode dissolver em certa quantidade de solvente. Logo, uma soluçãoinsaturada, é a quantidade de soluto menor que o coeficiente de solubilidade em solução; na saturada, o coeficiente de solubilidade é igual à quantidade de soluto e na supersaturada, o soluto em solução ultrapassa a solubilidade do mesmo. Leva-se em consideração, que a solubilidade é fortemente influenciada pela temperatura, ou seja, para cada temperatura há um valor de solubilidade.
O termoconcentração é utilizado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solução ou solvente. Assim, quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada será a solução e vice-versa. Temos então: Concentração = quantidade de matéria do soluto/ volume da solução em litros.
Para a determinação da concentração de um soluto em uma determinada solução, geralmenteutiliza-se a técnica de titulação que consiste em adicionar quantidades de reagente, de concentração conhecida, para a determinação da concentração de substâncias não conhecidas. O reagente é conhecido como titulante ou solução padrão e a substância não reconhecida é chamada de titulada.
Esta técnica é elaborada adicionando-se, aos poucos, da solução padronizada à solução que se quer determinar oconstituinte até que alcance o ponto de equivalência. Este ocorre quando as quantidades estequiométricas se equivalem, ou seja, quando o titulante e a titulada coincidem.
A volumetria de neutralização consiste na titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina e vice-versa. Para marcar o ponto de equivalência, já que geralmente os componentes são incolores, são necessáriosindicadores, como por exemplo, a fenolftaleína. Esta é incolor em soluções ácidas, porém, rosa em soluções alcalinas. Logo, quando há mudança de cor, de incolor para rosa, significa que a solução foi totalmente neutralizada. A mudança de cor irá indicar o ponto final da titulação que geralmente é muito próximo do ponto de equivalência.

1. Objetivos:
Preparar soluções aquosas de hidróxido de sódio(NaOH) e ácido clorídrico (HCl). Depois, determinar as concentrações das soluções através da técnica de titulação.

2. Materiais e Reagentes:
Erleinmeyer 250 mL; bécher 80 mL; bastão de vidro; bureta, biftalato de potássio; fenolftaleína; hidróxido de sódio; espátula; ácido clorídrico concentrado; suporte universal; balão volumétrico e balança analítica.
3. Procedimentos:
- Prática 4:calculou-se primeiramente a quantidade de biftalato necessária para preparar 100 ml de uma solução 0,1 M. Essa quantidade foi transferida para um erlenmeyer de 250 ml, completando o volume restante com água destilada. Em seguida calculou-se e pesou-se a quantidade, em gramas, de NaOH necessária para preparar 100 ml de uma solução 0,1 M. Essa solução foi transferida para um balão volumétricocompletando o volume restante com água. Essa solução foi colocada em uma bureta de 25 ml previamente lavada com água destilada e NaOH 0,1 M. No erlenmeyer foram colocados 25 ml da solução de biftalato e três gotas de fenolftaleína. Gradualmente a solução de NaOH 0,1 M foi adicionada ao erlenmeyer contendo a solução de biftalato, agitando continuamente com movimentos circulares até o ponto de viragem...
tracking img