Relatorio de analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Dureza é um parâmetro característico da qualidade de águas de abastecimento industrial e doméstico sendo que do ponto de vista da potabilização são admitidos valores máximos relativamente altos, típicos de águas duras ou muito duras. Quase toda a dureza da água é provocada pela presença de sais de cálcio e de magnésio (bicarbonatos, cálcios, magnésios e nitratos) encontrados emsolução.
Sendo assim, os principais íons causadores de dureza são cálcio e magnésio tendo um papel secundário o zinco e o estrôncio. Algumas vezes, alumínio e ferro férrico são considerados como contribuintes da dureza.
De modo que a dureza total da água compõe-se de duas partes: dureza temporária e dureza permanente. A dureza é dita temporária, quando desaparece com o calor, e permanente, quando nãodesaparece com o calor, ou seja, a dureza permanente é aquela que não é removível com a fervura da água. A dureza temporária é a resultante da combinação de íons de cálcio e magnésio que podem se combinar com bicarbonatos e carbonatos presentes.
Normalmente, reconhece-se que uma água é mais dura ou menos dura, pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. As águasduras caracterizam-se, pois, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma, e esta característica já foi, no passado, um parâmetro de definição, ou seja, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão.
O método mais comumente empregado na determinação de dureza é o método titrimétrico do EDTA, sendo baseado na reação do ácidoetilenodiaminatetracético (EDTA) ou seus sais de sódio que formam complexos solúveis quelados com certos cátions metálicos.
EDTA é um ácido cristalino, C10H16N2O8, que age como um agente quelante. O sal de sódio EDTA é usado como um antídoto para envenenamentos com metais, um anticoagulante e um ingrediente em uma larga variedade de reagentes na indústria.
Lembrando que substâncias/ agentesquelantes sao utilizadas para reagir com certos elementos (normalmente metais) que através de ligações de coordenação onde este elemento ocupa duas ou mais posições coordenativas.


Objetivos

* Preparar e padronizar uma solução de EDTA;
* Determinar o teor de cálcio( íons Ca2+ ) e magnésio ( íons Mg2+) em uma amostra;Materiais e reagentes
* Pisseta
Béquer de 50mL, 150mL, 250 mL e 400mL
* Balão volumétrico de 250 mL
* Pipeta de 10 mL e 100mL
* Bureta
* Garras e suporte
Erlenmeyer
* Frasco âmbar e etiqueta
Funil
* EDTA
* Amostra de água dura
* Água da torneira
Indicador Negro de Erio – T
Solução tampão NH3OH

Procedimento1: Preparo de solução de EDTA à 0,01mol/L
Foram medidas aproximadamente 0,93 gramas do sal de EDTA previamente secos em estufa a 70-80 graus Celsius. Em seguida a amostra foi transferida para um balão volumétrico, sendo que foi utilizado 250,0 mL para solubilizar e homogeneizar.
Logo após a solução foi transferida para o frasco de polietileno e rotulada.

Procedimento2: Determinação do teor dos íons de Cálcio e Magnésio em água dura e em água de torneira
Primeiramente foi utilizada a solução de EDTA para fazer ambiente na bureta a ser utilizada na titulação. Em seguida foram pipetados 10,0 mL de água dura para um frasco de erlenmeyer. Logo após foi adicionado 2 mL da solução tampão, no caso, NH3(OH) e CLNH3. Antes de iniciar o processo de titulação foiadicionado uma pitada do indicador no caso ERIO-T, dando inicio ao processo de titulação
Vale lembrar que o mesmo procedimento foi realizado com água da torneira , porém o volume usado de água foi de100 mL e nas duas análises a titulação foi feita em duplicata.
Resultados
Titulação | Água dura | Água da torneira |
1ª titulação | 2,4 mL | 1mL |
2ª...
tracking img