Analiseswtow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO – 5 S



PROFESSOR: ANTONIO CARLOS



MATERIA: GESTÃO DA QUALIDADE





ALUNO: MARCIO SEPTIMIO

































INDICE:

1............................................................................................................. Introdução2............................................................................................................. Conceitos



3............................................................................................................. Desenvolvimento







































Introdução:

PROGRAMA 5S

O programa 5S visa conscientizar todos da organização da necessidade e da importância daqualidade no ambiente de trabalho. É uma reeducação cultural que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados. Vislumbra e objetiva termos nas organizações ambientes limpos, organizados, com asseio, bem como o bem estar das pessoas, proporcionando condições para uma maior produtividade



Conceitos:

CONCEITOS DO PROGRAMA 5SCriado no Japão após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reconstrução e reestruturação do país que necessitava reorganizar suas indústrias e melhorar a produção devido à alta competitividade do mundo pós-guerra, o programa 5S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização do ambiente de trabalho e dos processos nasempresas

Desenvolvimento:

O Programa baseia–se em cinco conceitos, conceitos estes que na verbalização em japonês, sua língua original, começam com a letra S:

1.º S – Seiri – Senso de Utilização e Descarte
2.º S – Seiton – Senso de Arrumação e ordenação
3.º S – Seiso – Senso de Limpeza
4.º S – Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene
5.º S – Shitsuke – Senso de Auto-Disciplina

Parafacilitar a memorização, o SEBRAE utiliza outra sigla para ensinar estes conceitos em português. É o programa De OLHO:
De=> de Descarte
O=> de Organização
L=> de Limpeza
H=> de Higiene
O=> de Ordem mantida









O problema é que na maioria dos casos observados, notamos que as empresas dão importância apenas ao segundo conceito, o de organização. Tal indisciplina faz com que oprograma não seja implantado corretamente e seus resultados não sejam satisfatórios. Além disto, não medem os resultados obtidos para entender onde ainda pecam e quais processos necessitam de melhorias e atenção.



COMO APLICAR O 5S EM MINHA EMPRESA?
O primeiro passo é colocar a casa em ordem, separando o que é útil do que é inútil. Ou seja, o que é utilizado nas tarefas diárias e tudo o queraramente ou nunca usamos. Essa arrumação começa a dar sentido na reeducação e implantação da nova cultura dentro da empresa. O que não é necessário pode e deve ser descartado, transferido para outro departamento, doado, ou simplesmente jogado fora. Ao iniciar este trabalho as pessoas verão que a maioria dos objetos e papeis guardados são sem importância. Que estavam simplesmente tumultuando eocupando espaço no local de trabalho.
O segundo passo é organizar, arrumar e ordenar todo o material. Nesta etapa temos que classificar todos os objetos conforme sua necessidade de uso. Aqueles que usamos constantemente devem ficar com o acesso mais fácil do que os objetos usados pouco. É muito bom que os objetos sejam identificados, nomeados, rotulados para que qualquer pessoa que necessite possaencontrar com facilidade e rapidez. A idéia é: Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Este trabalho de organização e sinalização auxilia na administração dos níveis de estoque, pois se os materiais são identificados com facilidade torna-se mais prático saber quando determinado produto está em uso ou está acabando, evitando a compra em duplicidade ou excessiva de itens.
Agora que...
tracking img