Analise swot da gillete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo Gary Hamel, um dos principais pensadores contemporâneos sobre o estudo da estratégia organizacional, estratégia é revolução, o resto não passa de táticas. O que realmente importa, de acordocom ele, é ser único e diferente; tudo mais é decorrência. Em artigo para a Harvard Business Review, Hamel elenca os dez princípios dessa visão “revolucionária” da estratégia. Faço um breve comentárioapós cada um dos princípios.
1. O pensamento estratégico até pode ser planejamento, mas nem por isso será estratégico. Nem todo planejamento tem caráter estratégico, ou seja, algo que aponte parao foco de atuação e a singularidade da instituição em um determinado período de tempo. Pode-se planejar para ações operacionais (o que é absolutamente relevante!), sem que isso altere a posiçãoestratégica.
2. A elaboração da estratégia precisa ser uma subversão. Subversão aqui tem a ver com o questionamento do status quo da estratégia. Considerando que o futuro é imprevisível, subverter aestratégia pode significar a diferença entre sobreviver e sucumbir a eventos futuros. Subversão significa pensar diferente, pensar o novo.
3. O gargalo fica no alto da garrafa. A estratégia é definidapela cúpula da instituição, em geral pelos proprietários do capital (Conselho de Administração, Presidência etc.). Porém, a dinâmica do ambiente é percebida muitas vezes por instâncias operacionais,que podem antecipar alterações importantes no ambiente. É necessário canal aberto com esses segmentos para se ter flexibilidade e rápida capacidade de adaptação a novos cenários.
4. Todas ascompanhias têm revolucionários. Grandes ideias e insightsinovadores podem advir de qualquer ponto da instituição.
5. O problema não é a mudança, mas o comprometimento. Propor mudanças não é o mesmo queacreditar na validade da mudança. Comprometer é decisão de foro íntimo e pessoal, porém fundamental para perseguição dos objetivos pretendidos. Duas condições são básicas para existência de...
tracking img