Analise macro ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO INTEGRADO
EMPRESA: ECCO SOLUÇÕES
ANÁLISE MACRO-AMBIENTE

Ramo de Atuação: Coleta Seletiva

RECICLAGEM

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados eprocessados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.  
Reciclar outro termo usado, é na verdade fazer a reciclagem. O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termojá venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas.
O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima derecuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.  
A 1ª Conferência Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento teve lugar em Estocolmo (Suécia) em 1972. Foi aberta no dia 5 de Junho, que por isso se tornou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta conferência resultou na “Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano”, um documento com26 princípios que deveriam ser seguidos por todos os países.
Nesse momento surgia também o conceito de “ecodesenvolvimento”, que depois acabou sendo substituído por “desenvolvimento sustentável”. O economista e sociólogo Ignacy Sachs – que nasceu na Polônia, mas vive no Brasil até hoje – ajudou a conceber este conceito.

‘’ Princípio 6 - Deve-se por fim à descarga de substâncias tóxicas ou deoutras matérias e à liberação de calor, em quantidade ou concentrações tais que não possam ser neutralizadas pelo meio ambiente de modo a evitarem-se danos graves e irreparáveis aos ecossistemas. Deve ser apoiada a justa luta de todos os povos contra
a poluição.’’

Trecho da Declaração de Estocolmo sobre o meio ambiente
Junho/72

O Brasil anos depois trouxe para o Rio de Janeiro a ECO - 92.onde foi ratificado o Tratado Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças de Clima e que seria o ano de 2002 para o inicio do controle dos gases causadores do efeito estufa. depois disso veio a Convenção de Kyoto-1997; Johannesburgo -2002 -Rio +10. A única coisa que realmente ficou certo após a Rio + 10 é que o0 espaço entre a ECO - 92 e a Cúpula de Johannesburgo pode ter sido consideradocomo a "década perdida" do meio ambiente.

VANTAGENS DA RECICLAGEM
      A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser hu

• Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
• Cada 50 quilos de alumínio usadoe reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
• Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou até hoje?
• Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço,e poderia ter sido reciclado!
 
• Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo.
• Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
• Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.
• Gera empregos para os usuários dos programas sociais e...
tracking img