Plexo braquial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plexo Braquial

O plexo braquial é formado pela união dos ramos ventrais dos nervos espinhais de C5, C6, C7, C8 e T1. Os ramos correspondem às divisões de um nervo espinhal, sendo que este émisto, pois corresponde à união das raízes ventrais (motoras) com as dorsais (sensitivas) do nervo espinhal. Logo, os ramos, tanto ventrais como dorsais, são MISTOS (possuem tanto fibras motoras quantosensitivas).
As raízes ventrais de C5 e C6 se unem para formar o TRONCO SUPERIOR. A raiz de C7 permanece isolada e forma o TRONCO MÉDIO. As raízes de C8 e T1 se unem e formam o TRONCO INFERIOR. Taistroncos, por sua vez, dividem-se em partes anteriores e posteriores. As fibras das divisões anteriores irão inervar estruturas anteriores (portanto, flexoras) do membro superior. As fibras das divisõesposteriores irão inervar estruturas posteriores (portanto, extensoras) do membro superior.
As divisões anteriores dos troncos superior e médio se unem para formar o FASCÍCULO LATERAL. A divisãoanterior do tronco inferior permanece isolada e forma o FASCÍCULO MEDIAL. As divisões posteriores de todos os troncos, por sua vez, se unem e formam o FASCÍCULO POSTERIOR. As denominações lateral, medial eposterior dos fascículos referem-se à posição destes em relação à artéria axilar. Dos fascículos sairão os nervos terminais, que seguirão em direção distal, emitindo ramos que inervarão as estruturasdo membro superior.

Nervos emitidos por raízes

RAIZ DE C5: da raiz de C5 parte o nervo escapular-dorsal, que inerva os músculos rombóides maior e menor e o levantador da escápula. Os mesmos sãoirrigados pelos ramos profundos da artéria transversa do pescoço, a qual tem origem no tronco tireocervical (ramo da artéria subclávia esquerda).

RAÍZES DE C5, C6 E C7: as 3 raízes fornecem fibraspara a formação do nervo torácico longo. Este inerva os serráteis anteriores e é acompanhado pela artéria torácica lateral, a qual se origina da segunda porção da artéria axilar.

Nervos que se...
tracking img