Analise fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA













ANÁLISE DO FLUXO DE CAIXA
E
EVA & MVA













SÃO PAULO
2012










ANÁLISE DO FLUXO DE CAIXA
E
EVA & MVA















Sumário

Análise do Fluxo de Caixa........................................................................................................5
EVA &MVA..........................................................................................................................10
Conclusão.................................................................................................................................15
Anexos.....................................................................................................................................16Introdução

O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de descrever sobre o assunto voltado a Análise do Fluxo de Caixa e a EVA & MVA.
A pesquisa apresentará os objetivos das demonstrações do fluxo de caixa e seus métodos direto e indireto, a demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR), o capital circulante líquido, a forma de apresentação, origem e aplicação de recursos, aEBITDA, que é conhecida como LAJIDA, pois, apresenta a geração operacional de caixa.
Com relação à EVA & MVA mostraremos o seu objetivo que reuni um conjunto de indicadores que possam propiciar condições de se avaliar a riqueza gerada pela empresa em determinado período, destacando suas naturezas e limitações, medidas de desempenho e o custo de oportunidade.
Traremos também no presente trabalho,exemplos de empresas que possam mostrar a estrutura de uma demonstração de fluxo de caixa do método direto e indireto e uma DOAR.







1. Análise do Fluxo de Caixa
1.1. Demonstração do Fluxo de Caixa
A Demonstração do Fluxo de Caixa tem por objetivo evidenciar, de forma resumida, o fluxo de recebimentos e pagamentos em um determinado período. Compreende as movimentações das contasque representam as disponibilidades imediatas, ou seja, caixa, banco conta movimento e aplicações de liquidez imediata.
Assim como a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração do Fluxo de Caixa é uma demonstração dinâmica e também está contida no Balanço Patrimonial que é uma demonstração estática, porém, a DFC apresenta as movimentações que não correspondem a receitas e despesas, comoempréstimos; aplicações em outras empresas; capital recebido de sócio etc., classificadas por atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos.
Por essa razão, a Demonstração do Fluxo de Caixa deve ser apresentada com três subdivisões: fluxo de caixa das atividades operacionais, das atividades de investimento e das atividades de financiamento.
As atividades operacionais compreendemas principais atividades geradoras de receitas e outras atividades diferentes de investimento e financiamento, tais como, recebimento de vendas; pagamento a fornecedores; empregados; entre outras. Indica a capacidade que as operações da empresa tem de gerar receitas futuras, e consequentemente, amortizar os empréstimos, manter a sua capacidade operacional.
As atividades de investimento, por suavez, são representadas pela aquisição e/ou vendas de imobilizado, intangível ou outro ativo de longo prazo, recebimento de venda decorrente de aquisição de ações de outras empresas. Essas atividades revelam a maneira que empresa destinou os recursos para a geração de receita futura.
Por último, temos as atividades de financiamento que compreendem as ações emitidas pela empresa; valores recebidospor empréstimos de curto e longo prazo; amortização de empréstimos. São as contas do passivo não circulante, empréstimos e financiamentos de curto prazo e o patrimônio líquido. Revelando a forma de captação de recursos para a geração de receita futura.
No geral, a Demonstração do Fluxo de Caixa permite aos usuários um entendimento da situação financeira da empresa, bem como avaliar a capacidade...
tracking img