Envelhecimento: um processo multifatorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eliádna Dias
Jussara Nére
Vânia Ferreira










“ENVELHECIMENTO: UM PROCESSO MULTIFATORIAL”

















IPATINGA – MG
Março/2012


“ENVELHECIMENTO: UM PROCESSO MULTIFATORIAL”



INTRODUÇÃO

Existem implicações não só biológicas (queda de força e degeneração do organismo) que caracterizam a fase da velhice. Biologicamente a velhice é a etapa davida caracterizada pela queda de força e degeneração do organismo. O idoso tem o desejo manter contatos sociais, porém as barreiras físicas e sociais impostas pela sociedade, que são agravadas com a pressão que os idosos sofrem por familiares, principalmente.
A velhice faz parte da vida de qualquer ser humano, sendo um processo pessoal, natural, indiscutível e inevitável, quando ocorrem alteraçõesbiológicas, fisiológicas, psicossociais, econômicas e políticas que compõe o cotidiano das pessoas. Essa fase de mudanças pode acontecer de forma tranqüila ou de forma mais intensa, dependendo da relação que a pessoa tem, na sociedade, com a velhice. É um longo processo que depende das vivências pela qual está passando.

DESENVOLVIMENTO

A porta de entrada para o atendimento à pessoa idosa é aUnidade de Saúde aos agravos da população idosa, o que possibilita não somente a atenção à saúde, mas também a socialização deste público, e uma discussão sobre o processo de envelhecimento nos diversos contextos socioculturais. Faz-se necessário que haja a possibilidade do aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por doenças previníveis, diretamente ligadas àAtenção Básica.
Pensando-se nos agravos da população idosa e do homem que constituem verdadeiros problemas de saúde pública pelos recentes dados epidemiológicos de morbimortalidade, que trazem os homens como sendo os mais vulneráveis por padecer mais de condições severas e crônicas de saúde e também morrer mais cedo do que as mulheres. Isto se deve ao fato de que o homem quase não utiliza osserviços das unidades de saúde. Este fato se aplica à população idosa masculina.


Atitudes de natureza preventiva são capazes de evitar ou postergar a incapacidade, fazendo o idoso manter um bom padrão funcional em idades avançadas (hipótese da compreensão da mortalidade). Classicamente, as ações preventivas são divididas em primárias (aquelas que evitam o aparecimento de doenças), secundárias(diagnóstico precoce de doenças) e terciárias (que evitam a piora funcional uma vez a doença já instalada). (RAMOS; NETO, p. 11, 2005).


A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa foi aprovada através da Portaria nº 2.528 de 19 de outubro de 2006, com objetivo principal de melhorar a qualidade de vida e dos serviços prestados para este público. Faz-se necessária uma reorganização das práticas paraa superação das ações assistenciais e favorecer ações de promoção em saúde.
A população brasileira vem envelhecendo de forma acelerada desde o início da década de 60, devido à queda das taxas de fecundidade nas mulheres combinada com a expectativa média de vida em elevação, alterando a estrutura etária da população e estreitando progressivamente a base da pirâmide populacional (HADAAD, 2000).Este crescimento da população idosa brasileira tem provocado alterações profundas na sociedade. A expectativa é que este impacto seja ainda maior no futuro, refletindo na economia, no mercado de trabalho, nas relações familiares e no sistema de saúde. De acordo com a projeção da Organização Mundial da Saúde até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos o que requer o conhecimentodas características desta demanda. (AGUILAR, 1994).
De acordo com o PASCHOAL (1996) a expectativa de vida das mulheres é superior a dos homens. Estas diferenças estão presentes não somente nos aspectos biológicos, mas também na diferença do estilo de vida do homem e da mulher. Outro fator importante é o uso excessivo de álcool e fumo consumido pelos homens que é superior ao das mulheres,...
tracking img