Analise dos dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.3 Apresentação dos resultados
Esta parte do estudo apresenta a analise dos dados coletados na pesquisa a partir dos questionários aplicados a 04 professores, sendo que foram feitas as algumas pergunta também para 02 pedagogos do Ensino Fundamental das escolas em estudo.
Ao serem indagados sobre qual a concepção de leitura, estes responderam:
A leitura é a ponte entre oeu e o mundo, portanto é muito mais do que transformar grafemas em sons. (professor A)

É mais do que decodificar letras sinais... é viajar no mundo das palavras, histórias, etc. É apropriar-se do conhecimento.(professor B)

A leitura é a aquisição do código lingüístico que nos proporciona comunicação e conhecimento de mundo. (professor C)

A leitura é uma das habilidades fundamentais paraa vida moderna e principalmente para a vida escolar. (professor D)

É um processo de decodificação das letras, ler e interpretar o que esta lendo. (pedagogo X)

A leitura é fundamental no desenvolvimento da capacidade dos alunos. (pedagogo Y)
De acordo com os sujeitos pesquisados leitura não é uma mera decodificação é um meio de se comunicar e adquirir conhecimento de seucontexto de mundo.
Para Aguiar (2001.p.37) ao arranjar a sequência de palavras, a criança organiza o mundo para si e toma consciência do que sabe, pensa e sente.
Dessa forma é através da leitura que a criança toma conhecimento do mundo que a cerca. E a possibilitando de criar sua própria conclusão da realidade.
Os sujeitos também foram questionados sobre comoorganizam a turma para trabalhar uma atividade de leitura diária, obtive as seguintes respostas:
Todo dia na acolhida faço a leitura de uma história, e os mesmos fazem suas indagações acerca da história. (professor A)
Primeiro procuro ler um texto, história, conto... pra turma, fazendo com que a mesma perceba em mim o prazer pela leitura. Preparando o ambiente, aplico várias formas de leitura, vaidepender do objetivo proposto. (professor B)
Começo minhas aulas com uma leitura de meditação para preparar meus alunos a ouvir, depois faço leituras em duplas. (professor C)
Informando antecipadamente que iremos trabalhar, fazer a leitura de texto, depois divido os alunos em grupos para eles pesquisar sobre o tipo de textos a serem lidos. (professor D)
Analisando os professorespesquisados, se observa que cada um tem sua maneira de se trabalha a atividade de leitura, percebe-se também que essas atividades são trabalhadas de forma secundário, como se reservasse alguns minutos para depois voltar a escrita.
Segundo Maia (2007, p.29) a leitura assume uma importância premente no processo educativo, que é de se perguntar objetivamente como anda a prática de leitura ecomo deveria ser essa prática de leitura em nossas escolas.
Ao serem questionados como você trabalha a literatura infantil em sala de aula, os sujeitos da pesquisa responderam da seguinte forma:
Através dos livros de literatura infanto-juvenil, os alunos lêem e proponho atividades como: mudar o final da história, ilustração. (professor A)
Trazendo livros, textos... e procurandovivenciar a leitura, aplicando sempre uma atividade prática, para que a criança não leia simplesmente por um ato mecânico de ler, mas que tenha gosto naquilo que faz. (professor B)
De maneira lúdica, através da música, faço leitura coletiva, individual, em dupla. (professor C)
Através de reflexão, imaginação, permitindo a participação em um mundo de sonho, magia. (professor D)
Deacordo com os sujeitos, se percebe que trabalham de uma forma que transporte o aluno para o universo da literatura infantil propostas por eles de forma a transformar o final da história.
Para Maia (2007 p.67,68) é através dessas atividades que está a ideia de que a literatura possibilita à criança uma apropriação lúdica do real, a convivência com um mundo ficcional, a descoberta do...
tracking img