Analise do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE LINGUAGEM
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS




















V SEMESTRE


ANALISE DODISCURSO





















TANGARÁ DA SERRA-MT 2010
A linguagem em questão


Segundo Orlandi, a análise do discurso trata do discurso, que é a palavra em movimento, praticada linguagem, o estudo o discurso absérva o homem falando.
Através do estudo da analise do discurso pode se conhecer melhor aquilo que faz do homem um ser especial com sua capacidade de significar esignificar-se, este estudo coíbe a linguagem como mediação necessária entre o homem e a realidade natural e social.
A analise do discurso leva em conta o homem na sua história, considera os processose as condições de produção da linguagem, pela analise da relação estabelecida pela língua com as sujeitas que o falam e as situações em que produz o dizer.
Conforme Eni Orlandi o discurso é o lugarem que se pode observar essa relação entre língua e ideologia, compreendendo-se como língua produz sentidos por/para sujeito.
Orlandi diz que analise do conteúdo procura extrair sentidos do texto,respondendo a questão a questão “O que este texto quer dizer?” já a analise do discurso considera que a linguagem não é transparente. Desse modo ela não procura atravessar o texto para encontrar umsentido do outro lado.
Segundo Orlandi, a lingüística constitui-se pela afirmação da não transparência da linguagem: ela tem seu objeto próprio, a língua e esta têm sua ordem própria. Já na analise dodiscurso pressupõe o ligado do materialismo histórico isto é de que há um real da historia de tal forma que o homem, faz historia, mas está também não lhe é transparente. Daí conjugado a língua como ohistoria na produção de sentido, esses estudos do discurso trabalham o que vai chamar material (não abstrato com a lingüística).
Concluindo para a analise do discurso à língua tem sua ordem própria,...
tracking img