Analise de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Superior em análise e desenvolvimento de sistemas
Trabalho apresentado a disciplina Engenharia de software .... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Luis Cláudio Perini
Eunápolis
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 modelos de processos agéis vs modelos evolucionários 4
3 Entrevista com empresas desenvolvedoras de software 12
4 CONCLUSÃO 38REFERÊNCIAS 39
http://www.devmedia.com.br/articles/post-9207-Processos-Ageis-para-desenvolvimento-de-Software-Parte-01.html http://inf.unisul.br/~pacheco/princ_eng_sw/02_Artigo.pdf 39

1INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como por objetivo abordar uma pesquisa bibliográfica sobre os Modelos de Processos Ágeis vs Modelos Evolucionários,suas principais características e especificações necessárias para odesenvolvimento e evolução do processo de engenharia de software. Eles devem ser analisados e aplicados pelo desenvolvedor, de acordo com os requisitos exigidos pelo cliente, fornecendo um software que atenda todas as funcionalidades do sistema que serão de extrema importância nas atividades desenvolvidas pela empresa.
Será feito uma pesquisa bibliográfica realizada em três empresasdesenvolvedoras de software no intuito de saber qual modelo de processo é utilizado, porque ela optou por ele? , e se ela não possui?Qual dos modelos citados seria escolhido para as suas atividades? Essa entrevista é de extrema importância, para o analista, pois mostra todos os passos usados no processo de desenvolvimento de um software, dando a ele uma noção de como seria trabalhar na pratica e estarpreparado para o mercado da tecnologia da informação.

2modelos de processos agéis vs modelos evolucionários
2.1Métodos de processos ágeis

Os Métodos Ágeis surgiram no final da década passada e em fevereiro de 2001 um grupo de dezessete metodologistas formou a Agile Software Development Alliance e definiram um manifesto como uma alternativa aos métodos tradicionais de desenvolvimento desoftware. O manifesto propõe uma nova abordagem para o desenvolvimento, fazendo-o de forma direta, eliminando gastos com documentação excessiva e burocrática, enfatizando a comunicação, colaboração com o cliente e atividades que trazem valor imediato na produção de software com qualidade.
Por meio de um processo baseado na experiência e na observação, com ciclos constantes de inspeção e adaptação, aequipe trabalha sempre num ambiente de melhoria contínua.
Podemos tomar como exemplo a Microsoft que se posicionou com antecipação segura à maturidade da proposta ágil e publica uma derivação das diretrizes do manifesto denominada MSF Agile (Microsoft Solutions Framework Agile Software Development) e promove-a como processo "default" sugerido ao desenvolvimento de projetos utilizando de uma novaferramenta o Visual Studio Team System, ou simplesmente VSTS. Outras iniciativas open-souce podem ser encontradas, uma delas é Cruisecontrol (que também pode ser utilizada de forma semelhante ao VSTS.

Os conceitos do manifesto ágil aproximam-se melhor com a forma que pequenas empresas de Tecnologia da informação trabalham e respondem a mudanças. Muitos desenvolvedores focam na tecnologia eesquecem-se da informação que é na verdade o que o cliente busca. As metodologias ágeis buscam deixar estas variáveis em equilíbrio. Existem vários métodos ágeis, dentre eles podemos citar: Extreme Programming (XP), SCRUM, DSDM, Crystal e outros.

2.1.1 XP

A Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias que desenvolvem software baseado em requisitos vagos eque se modificam rapidamente. Dentre as principais diferenças da XP em relação às outras metodologias estão: feedback constante, abordagem incremental e a comunicação entre as pessoas é encorajada.
O primeiro projeto a usar XP foi o C3, da Chrysler que após anos de fracasso utilizando metodologias tradicionais, com o uso da XP o projeto ficou pronto em pouco mais de um ano.

2.1.2 SCRUM

O...
tracking img