Analise de experimentos - quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 1 – Efeito da temperatura

Objetivo

Veremos a seguir como a temperatura interfere na velocidade de uma reação.
Para isso realizaremos uma experiência utilizando uma temperatura mais alta e uma segunda temperatura mais baixa para analisar a consumição de um comprimido efervescente.

Materiais utilizados

- Dois potes de mesmo tamanho
- Água quente (+/- 70°C)
- Água fria (+/-5°C)
- Comprimido efervescente (que também será utilizado na segunda atividade)

Procedimento

Divida o comprimido efervescente em quatro partes iguais.
Adicione a água quente a um dos recipientes, em seguida coloque ¼ do comprimido.
Esta reação demora cerca de 15 segundos para ocorrer.
Faça o mesmo processo com o segundo recipiente, mas desta vez adicione água fria . Observe que areação demora cerca de 160 segundos para ocorrer.

Explicação

Quanto mais fria a água estiver, mais demorada será a reação.
Isto ocorre porque a temperatura faz com que haja um aumento ou diminuição da energia entre as colisões das moléculas reagentes. Quando as moléculas se chocam elas precisam de energia suficiente pra que as ligações se rompam e os átomos se reorganizem formando uma novasubstância.
Quando se reduz a temperatura, diminui-se a energia entre estes choques, fazendo com que seja mais difícil as ligações se quebrarem.
Do mesmo modo que quando se aumenta a temperatura, aumenta-se a energia entra as colisões.
Portanto, quanto mais energia, mais rápida será a reação.

Atividade 2 – Efeito da superfície de contato

Objetivo

Na atividade a seguir, veremos a velocidade deuma reação com dois tipos de superfícies de contato.
Podemos chamar de superfície de contato as camadas de um material que entrará em contato com outro. Se um material possuir pouca superfície de contato ele terá uma menor afinidade com o outro.
Podemos citar a tinta como um exemplo: quando pintamos algum metal, a tinta impede que o oxigênio entre em contato com ele, diminuindo a afinidadeentre eles e, portanto, limitando a possibilidade de uma oxidação.

Materiais utilizados

- Dois potes de mesmo tamanho
- água (à temperatura ambiente, cerca de 25°C)
- 2/4 de comprimido efervescente
- Pistilo

Procedimento

Com a ajuda de um pistilo amasse ¼ do comprimido.
Coloque a mesma quantidade de água nos dois potes. Em um deles coloque o comprimido amassado. Nesta reação ocomprimido demora mais ou menos 7 segundos para ser consumido.
No outro pote coloque o comprimido inteiro. Nesta reação o comprimido demora mais ou menos 70 segundos para ser consumido.

Explicação

O comprimido amassado foi consumido mais rápido, pois há mais superfície de contato, já que quando o amassamos fazemos com que ele seja consumido inteiramente, afinal o outro reagente tem acesso direto atodas as partes de uma só vez.
Isto não ocorre com o comprimido inteiro porque este é consumido por camadas, uma a uma, devido a não ter tanta superfície de contato.
Portanto o tempo da reação e a afinidade entre os reagentes são alterados segundo sua superfície de contato. Quanto maior for esta superfície, mais fácil e rapidamente o outro reagente conseguirá entrar em contato com este,fazendo com que a reação seja acelerada. No entanto quanto menos camada de contato o primeiro reagente possuir, mais difícil e demoradamente o segundo reagente conseguirá interagir com ele, fazendo com que a reação seja retardada.

Atividade 3 – Efeito da concentração

Objetivo

Uma solução é considerada concentrada quando há pouca quantidade de solvente e muita de soluto.
Numa reação a água éconsiderada uma “barreira”, pois ela dificulta o contato de um produto com outro. Quanto mais água adicionarmos, menos concentrada será a substância e mais demorada será a velocidade de reação. A água retarda o contato de um reagente com outro.
Comprovaremos isto na atividade a seguir.

Materiais utilizados

- 4 tubos de ensaio
- Água (6 ml)
- Tiossulfato de sódio
- Ácido clorídrico...
tracking img