Analise de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiros Socorros!

1) Analise o evento apresentado abaixo:

Evento: Choque elétrico seguido de queda.
Cena: Um trabalhador da companhia elétrica sofreu uma descarga enquanto realizava manutenção no alto de um poste de iluminação e caiu em terra. Pode-se constatar que a queda foi de cerca de 3 metros de altura. A vítima está desacordada e existe certa quantidade de sangue em torno dacabeça.
Pergunta-se:

a) Qual a primeira atitude que o socorrista deve tomar? (1,0 ponto)

Resposta: Primeiramente, para que a pessoa que tem o intuito de aplicar os primeiros socorros não seja mais uma vítima da ocorrência, deve-se observar e fazer uma avaliação da cena, como; a segurança do local, o tipo de trauma, a bioproteção, e havendo mais de uma vítima à triagem.
Apósavaliar a cena, fazer então a avaliação das condições gerais da vítima, como; Sinais (respiração, pele fria, palidez, etc.), Sintomas (náusea, dor, vertigem, etc.), e também os sinais vitais (pulso; batimentos cardíacos), respiração, pressão arterial, temperatura. E acredito também que a dor pode ser considerada um sinal vital, pois é um indício de que a vítima está viva.

b) Após a primeira açãorelatada, você constata que a vítima não está respirando e faz o giro de 180º, colocando a vítima sobre a prancha longa para iniciar os procedimentos de primeiros socorros. Ainda constatando a ausência de respiração, o que você deverá realizar? (1,5 ponto)

Resposta: O primeiro passo é verificar se há obstrução das vias aéreas do paciente. Para isso, deixe o queixo da vítima levemente erguido parafacilitar a respiração. Se houver algum objeto que possa dificultar a respiração, usando os dedos, remova-os desobstruindo as via aéreas. Estes objetos podem ser; próteses, dentaduras, restos de alimentos, sangue e líquidos. Os movimentos do pescoço devem ser limitados, e com o máximo cuidado: lesões na medula podem causar danos irreparáveis. Em seguida tapar as narinas com o polegar e o indicadore abrir a boca da vítima completamente; - a partir dai o socorrista deverá respirar fundo, colocar sua boca sobre a boca da vítima (sem deixar nenhuma abertura) a soprar COM FORÇA por duas vezes seguidas , até encher os pulmões, que se elevarão; - afastar-se, tomar novamente ar e repetir a operação em média 12 vezes por minuto, de maneira uniforme e sem interrupção (ou seja, a cada 5 segundos apessoa deve repetir a operação).

c) Ao realizar a manobra anterior, você percebe a ausência de pulsação. O que deve proceder? (1,0 ponto)

Resposta: A ausência de pulsação requer o procedimento de compressão torácica externa (massagem pulmonar) ou reanimação cardíaca. Realize 30 compressões seguidas (a uma freqüência de, no mínimo, 100 compressões por minuto), antes de reavaliar o pulso, sehouver parada respiratória, intercalar duas ventilações a cada 15 compressões e realizar cinco ciclos: 15 massagens e duas respirações (x5).  Apos serem iniciadas as manobras de reanimação as mesmas só podem ser interrompidas nos seguintes casos: Exaustão do socorrista, por ordem de medico qualificado, e se a vítima retomou o ritmo cardíaco e respiratório.


2) Ao efetuar o atendimento de umacidente de moto, você verifica que a vítima é provavelmente vítima de um projétil, durante a exposição do tórax, logo abaixo da axila esquerda. A ausculta revela ausência de murmúrio no hemitórax esquerdo. Foi, então, realizado um curativo de três pontos que melhorou, significantemente, a respiração da vítima. O pulso radial é palpável, com frequência de 95 bpm e a pressão arterial 150 X 100 mmhg. Aescala de Glasgow do paciente, neste momento, soma 10 pontos. As pupilas estão isocóricas.( Estão do mesmo tamanho mas não especifica se estão dilatadas ou contraídas).

Levando em consideração esse contexto, pergunta-se:

a) Como você pode avaliar esse paciente? (1,5 pontos)

Resposta: A vítima está com a freqüência cardíaca e a pressão arterial elevados, a escala de Glasgow indica que o...
tracking img