Analise de carteira de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A correlação entre ativos é um assunto relevante, , varia entre -1 (perfeitamente negativa) e +1 (perfeitamente positiva). Este novo artigo traz uma explicação bem simples sobre correlação, além detrazer excelentes idéias por traz da correlação. Vamos analisar 3 tipos de correlações: 1. Correlação Perfeitamente Positiva (+1) 2. Correlação Fracamente Positiva (+0,45) 3. Correlação PerfeitamenteNegativa (-1) Em cada tipo de correlação vamos analisar: (a) média simples do retorno, (b) desvio padrão de cada ativo em relação ao portifólio, (c) retorno composto dos ativos em relação aoportifólio.


1. Correlação Perfeitamente Positiva (+1).

Como os investimentos A e B se movem sempre na mesma direção, a volatilidade do portifólio AB (50% A e 50% B) nada mais é do que a média davolatilidade dos investimentos A e B. Notem como a mesma média simples de retorno (10%) resulta em um retorno composto bem diferente nos investimentos A e B. Essa diferença se dá pela volati lidade, cujovalor é bem maior em B do que em A. Quanto maior a volatilidade, maior é a perda da média simples de retorno em relação ao retorno composto.



Vejamos graficamente o retorno anual dos 2 ativos edo portifólio AB:

Gráfico Correlação_Perfeitamente Positiva_Retornos Anuais


Evolução de $1 dos investimentos A e B e do portifólio AB:

Gráfico Correlação_Perfeitamente Positiva_Evolução de$1 Resumindo: Uma correlação perfeitamente positiva entre 2 ativos faz apenas com que estejamos sempre na média entre eles.



2. Correlação fracamente positiva entre os ativos A e B (+0.45):Tabela Correlação_0.45 Com uma correlação de 0.45 já podemos ver o benefício de uma correlação que não é fortemente positiva. Tanto a volatilidade como o retorno composto do portifólio AB sãomelhores em comparação aos ativos A e B isolados.


Retorno Anual dos investimentos A e B e do portifólio AB:

Gráfico Correlação_0.45_Retornos Anuais


Evolução de $1 dos investimentos A e B e...
tracking img