Origens teoria de sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origens da teoria de sistemas

A teoria de sistema (ST) é um ramo especifico da Teoria Geral de Sistema (TGS). A abordagem sistêmica chegou á TGA a partir da década de 1960 e tornou-se parte integrante dela.
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.

Conceito de sistema
A palavrasistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado.Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário.
Características dos sistemas
O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o emergente sistêmico: umacaracterística que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular. Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos:
* Propósito ou objetivo: As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar.
* Globalismoou totalidade: o sistema tem uma natureza orgânica pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema produz mudança em todas as suas outras unidades.
Tipos de sistemas
Há uma variedade de tipologias para classificar os sistemas, como:
* Sistemas físicos ou concretos: São compostos de equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais. São denominados hardware. Podem serdescritos em termos quantitativos de desempenho.
* Sistemas abstratos ou conceituais: são compostos de ideias. Os símbolos representam atributos e objetos que , muitas vezes, só existem no pensamento das pessoas. São denominados software.

Quanto a sua natureza, os sistemas podem ser:
* Sistema fechado: Tal denominação é dada aos sistemas cujo comportamento é determinístico e programadopara operar com pequeno e conhecido intercambio de matéria e energia com meio ambiente. São sistemas mecânicos, como maquinas e equipamentos.
* Sistema aberto: São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio. Mantém um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza através de umaoperação adaptativa.
Características das organizações como Sistema Aberto
O sistema aberto caracteriza-se por um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado apesar de a matéria e a energia que o integram se renovarem constantemente. O organismo humano, por exemplo, não pode ser considerada mera aglomeração de elementos separados, mas um sistema definido quepossui integridade e organização. Assim, o sistema aberto como organismo é influenciado pelo meio ambiente e influi sobre ele, alcançando um estado de equilíbrio dinâmico nesse meio. O modelo do sistema aberto é um complexo de elementos em interação e intercambio continuo com o ambiente.
A organização como um sistema aberto
A organização é um sistema aberto que apresenta as seguintescaracterísticas:
* Importação – Transformação – Exportação de energia: nenhuma estrutura social é autossuficiente ou auto-contida. Depende de recursos obtidos do ambiente. Este ciclo constitui a base do sistema aberto em sua interação com o meio ambiente;
* Os sistemas são ciclos de eventos: toda a troca tem caráter cíclico. O produto que a organização exporta para o ambiente supre as fontes de energiapara a repetição das atividades. O funcionamento de qualquer sistema consiste em ciclos recorrentes de entradas, transformação e saídas;
* Entropia negativa: a entropia é o processo pelo qual todas as formas de organização tendem à exaustão, desorganização, desintegração, e finalmente à morte. Para sobreviver, os sistemas abertos precisam se mover para deter esse processo. À este processo...
tracking img