Analise das estrategias argumentativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise das estratégias argumentativas.
Argumentar, defender uma tese (um ponto de vista) pode ser simples quando o fazemos oralmente, porque podemos nos corrigir ao mesmo tempo em que falamos.Além disso, podemos utilizar outros recursos paralingüísticos, tais como: gestos, olhares e tom de voz, para tornar mais claro o nosso pensamento.
Contudo, se decidimos argumentar por escrito, énecessário organizar melhor os argumentos que sustentarão a nossa tese. A língua escrita é mais concisa que a falada. Além de não podermos ser repetitivos, temos de ser o mais claros possível, pois não temoscontato direto com nosso interlocutor
Texto 1
De acordo com Oliveira (1999), um texto (ou fragmento de texto) argumentativo é aquele em que predomina o modo argumentativo de organização do discurso,ou seja, contém uma afirmação sobre
o mundo (tese do argumentador), resultante de uma tomada de posição do argumentador com relação à tese proposta, e um ou mais argumentos que levam o sujeito-alvoda argumentação à adesão.

A fim de conseguir que alguém mude de opinião ou deixe de acreditar em uma coisa para acreditar noutra, um comunicador bem preparado tenta, primeiramente, recriar na mentedo outro experiências pertinentes a sua argumentação.

Depois, tenta transformar o modo como seu público percebe o assunto e, ao mesmo tempo, justificar aquilo que é apresentado como verdade.

Alinguagem metafórica reforça o caráter lúdico do texto, já que as definições não são tomadas como verdades e sim impressões e atitudes do enunciador. Além disso, a linguagem figurada é um modo dedizer menos assertivo e direto, o que deixa sempre para o locutor uma margem maior para livre interpretação.

Texto 2 – intenções por trás das palavras – crônicas

Há no discurso, então, o campo demanipulação consciente e o da determinação inconsciente. A sintaxe discursiva é o campo da manipulação consciente.
Neste, o falante lança mão de estratégias argumentativas e de outros procedimentos...
tracking img