Analise da sonaecom contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Grupo – Análise do Relatório e Contas do ano 2009 da
Sociedade Sonaecom

Breve Apresentacao da empresa
A Sonaecom e uma empresa orientada para o crescimento, cuja ambição é ser a melhor prestadora de serviços de comunicações em Portugal, criando um ambiente de eleição para o desenvolvimento do potencial dos melhores profissionais. Esta empresa tem como pricipais indicadores aOptimus (telecomunicacao), Jornal "Publico" (media) e a Bizdirect (Sistemas de informacao). Esta empresa procura de uma forma determinada criar consistentemente produtos, serviços e soluções inovadores que satisfaçam integralmente as necessidades dos seus mercados e gerem valor económico superior. (“Sonaecom.com, Relatório e Contas 2009”)

Data de constituição e objecto social
Criada em 1994, aSonaecom assume a actual designação em 1999. A Sonaecom é a sub-holding do Grupo Sonae para a área das Telecomunicações, Media e Software e Sistemas de Informação (SSI) .O objecto da sociedade é a gestão de participações sociais, como forma indirecta de exercício de actividades económicas. (retirado da Redacção integral dos Estatutos da SONAECOM, S.G.P.S., S.A. , Capitulo Primeiro, Artigo Terceiro)(“Sonaecom.com, Relatório e Contas 2009”)

Estrutura accionista
A Sonaecom apresenta como principais accionistas a Sonae SGPS, uma sociedade holding portuguesa que tem na área do retalho, nas telecomunicaçoes e nos seguros o seu core de negócios, possuíndo 53,17% das acções e também a France Télécom (representada na tabela pela sua key brand a Orange S.A.) , uma das maiores operadoras decomunicação a nível mundial, com 20,00%. (“Sonaecom Relatório e Contas 2009, pág 71)

Sector em que se insere: características, concorrentes e quotas de mercado
A actividade da Sonaecom insere-se no sector das telecomunicações que abarca: o mercado das comunicações móveis e fixas; o mercado da televisão paga e o mercado da banda larga.
No sector das comunicações móveis verificou-se um acréscimo deassinantes de serviços móveis 6,9% o que correspondeu a uma penetração de 146,2%, sendo este valor acima da média UE27, 122,4%. Para este crescimento contribuiram o aumento do número de assinantes de serviços pós-pagos (+16,00%) que resultou do uso exponencial da banda larga móvel, a que está associada o pagamento de uma mensalidade. (“Sonaecom Relatório e Contas 2009, pág 21, 1º parágrafo”).Verificou-se um crescimento do volume total de tráfego móvel, o número de chamadas e a sua duração aumentaram 16,3% e 8,9%, respectivamente, tendência que foi acompanhada pelos SMS e MMS. De notar apenas a quebra do tráfego de voz roaming in e roaming out sendo a crise global a principal culpada. (“Sonaecom Relatório e Contas 2009, pág 21, 3º parágrafo). Neste sector o principal concorrente é a PT/TMN quedetêm a liderança do mercado com 43,7% enquanto a Sonaecom/Optimus detêm 20,5% da quota de mercado. (“Sonaecom Relatório e Contas 2009, pág 21, 4º parágrafo)
No mercado de banda larga são consideradas três tecnologias de acesso à internet: ADSL, por cabo e banda larga móvel. Este segmento apresentou um crescimento cosistente, porém com níveis diferentes destacando-se a banda larga móvel queatingiu uma taxa de penetração superior a 18,7% fazendo com que Portugal ocupe a terceira posição em relação a países da UE27. (“Sonaecom Relatório e Contas 2009, pág 22, 1º parágrafo) Relativamente a resultados verificou-se um aumento do número de clientes no uso dos três tipos de tecnologia. (“Sonaecom Relatório e Contas 2009, pág 22, 2º parágrafo) No topo do mercado encontra-se a PT com 43,3%seguida pela ZON com 32,3%da quotização geral do mercado, sendo estes dois os principais concorrentes da Sonaecom que detêm 10,4%, revelando um decréscimo de 3,7 pontos percentuais em comparaçao com o periodo anterior. (“Sonaecom Relatório e Contas 2009, pág 22, 3º parágrafo)
No que ao mercado de rede fixa diz respeito verifica-se que aumentou 1,5% o número de acessos devido ao aumento de...
tracking img