Analise da obra ''a moreninha''

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho é sobre a análise literária da obra “A Moreninha”, explicando os temas: Enredo, tempo, narração, análise dos personagens, espaço, clímax da obra, retrato da sociedade, verossimilhança, análise da obra, temática da obra. Todos tópicos foram revisados e alguns apresentam trechos do livro.


ENREDO
O livro fala sobre Augusto e seus amigos (Leopoldo e Fabrício) queestavam conversando, quando Filipe chegou e os convidou para passar um fim de semana na casa de sua avó que ficava na Ilha de... Todos ficaram empolgados, menos o Augusto. Filipe falou sobre suas primas e sua sua irmã, que estariam na ilha. Foi aí que surgiu a aposta, Filipe desafiou Augusto dizendo que se ele não se apaixonasse por uma das meninas que estariam na ilha, no prazo de um mês, eleseria obrigado a escrever um romance sobre a história.
Depois de quatro dias, Augusto recebeu uma carta de Fabrício, que foi entregue a ele por seu empregado Rafael. A carta dizia que o namoro de Fabrício com D.Joaninha não estava indo muito bem, porque ela exigia muito. Ela faz pedia coisas absurdas como escrever quatro cartas por semana, passar quatro vazes ao dia em frente à sua casa e nosbailes ele teria que usar um lenço amarrado em seu pescoço , da mesma cor da fita rosa presa a seus cabelos. Quando Augusto terminou de ler a carta ele começou a rir porque era ele quem aconselhava Fabrício em seus namoros.
Ao chegar à ilha, Augusto conhece Carolina, e então ele fica fica apaixonado, enquanto Fabrício o provoca, afirmando que ele é incapaz de amar seriamente. À noite todos dacasa resolvem caminhar pela ilha. Após andar com Carolina, Augusto junta-se à D. Ana, que o leva a uma gruta próxima, onde havia uma lendária fonte. Ele contou que, há sete anos, quando era adolescente ele conheceu uma jovem na praia e os dois haviam ajudado um pobre velho que, agradecido pela boa ação dos dois, profetizou o casamento dos dois no futuro. Num gesto simbólico, o idoso os casou,fazendo com que trocassem presentes: ele deu um camafeu e ela, uma esmeralda. Trocaram juras de amor e de um casamento verdadeiro no futuro. Carolina, estava ouvindo a conversa dos dois escondida.
A avó de Filipe contou a história de uma índia que se apaixonou por um índio guerreiro, mas não foi correspondida. De tanto ela chorar, suas lágrimas deram origem à um fonte. Ao beber a água daquelafonte, o guerreiro se apaixona pela índia e os dois viveram juntos para sempre.
No dia da festa de Sant’Ana, Augusto, se declara para as quatro moças da casa. Na manhã seguinte ele recebe um convite anônimo para um encontro na gruta. Ele encontra as quatro moças, bebe da fonte, e passa adivinhar os segredos delas, fazendo parecer que era o poder da fonte. Mas, ele não faz nada além de contar ascoisas que havia escutado da conversa das moças. Então aparece Carolina, que repete o mesmo gesto, passando a contar as verdades íntimas de Augusto, que ela também havia escutado no passeio à noite, na véspera do dia de Sant’Ana. Mas vai embora antes mesmo de Augusto ter tempo de declarar que era ela que ele amava.
Ele volta à cidade, não consegue esquecê-la. Eles começam à se encontrar todos osdomingos. Ele até a confessa seu amor por ela, mas ela se contém. Como Augusto estava faltando às aulas da faculdade, o pai o proibiu de ir à ilha. Mas, ele fica doente por vários dias. O pai resolve então fazer a vontade de Augusto e combinar de irem juntos, no domingo próximo, à casa de D. Ana.
Augusto, ansioso, foi até a gruta e chegando lá encontrou a Moreninha, os dois conversaram e elaperguntou se ele ainda amava a menina da praia. Ele disse que não porque seu amor pertencia somente a ela. Ela disse que não poderia se casar porque ele já estava comprometido com outra pessoa. Irritado ao sair da gruta se surpreendeu quando ela mostrou a ele a esmeralda. Augusto não agüentou a emoção e pegando a esmeralda ajoelhou-se aos pés da Moreninha, começando a desenrolar reconhecendo o seu...
tracking img