Analise da obra "a moreninha"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo

Livro/autor:

Joaquim Manuel de Macedo nasceu em 1820 na cidade de Itaboraí no estado do Rio de Janeiro. Em 1844 se formou em medicina, porém não apresentava jeito para ciência médica, e nem chegou a exercer a profissão. Nesse mesmo ano, foi publicada “A Moreninha” sua primeira obra e o primeiro romance romântico brasileiro, cujo grande sucessoabriu-lhe amplas popularidade, mantida pela sua carreira de romancista.

O livro “A Moreninha” (1884) apresenta traços do romance-folhetim, é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente. Relata um namoro difícil ou impossível, a jocosidade, a dúvida entre o desejo e o dever, a revelação surpreendente de uma identidade, as brincadeiras de estudantes e uma linguagem mais coloquial,características que o autor repetiu à exaustão em seus romances posteriores e que agradaram bastante os leitores da época.

Joaquim Manoel Macedo além de medico foi professor de geografia e historia no Brasil, jornalista. Desde 1845 foi sócio, fundador, secretario e orador do instituto histórico e geográfico brasileiro e quatro anos mais tarde, juntamente com Gonçalves Dias e Manuel de Araújo, fundou arevista Guanabara.



Características Românticas



Heroísmo: O romance gira em torno de sua heroína perfeita e seu herói, que luta para ter o amor dela e para vencer obstáculos para sua realização, no caso a promessa infantil.
Culto a Natureza: Foram encontradas algumas descrições que envolvem elementos da natureza.
Sentimentalismo.
Idealização da mulher - no romantismo a mulher é semprelinda e perfeita:



Foco narrativo: 3ª pessoa (narrador-observador).

Espaço: No Rio de Janeiro (no período imperial) e em uma ilha, não nomeada pelo narrador, próxima a capital carioca onde os estudantes (Augusto, Fabrício, Filipe e Leopoldo) vão passar o dia de Sant’Ana.

Tempo: Cronológico (cerca de um mês, com uma breve volta ao passado pelas lembranças de Augusto).



GALERIA DEPERSONAGENS


CAROLINA – Moça bonita e alegre, cortejada por todos os jovens, onde vive com sua avó D. Ana desde a morte de seus pais. Nutre um amor platônico pelo rapaz que conhecera na infância, sem saber que se trata de Augusto, colega de seu irmão Felipe. A caracterização física do personagem é significativa para criação de um mito romântico genuinamente brasileiro: Carolina é muito jovem e"moreninha". È também travessa, inteligente, astuta e persistente na obtenção de seus intentos. Podemos também ver a “indianização” da protagonista, pois Carolina encarna a jovem índia Ahy, que espera incansavelmente pelo seu amado Aoitin-uma antiga história da ilha que D.Ana conta a Augusto.

AUGUSTO – Estudante de medicina divide o quarto com Felipe. Boêmio, com grande fama de conquistador,embora no fundo seja um romântico. Dotado de sólidos princípios morais, fez no início da adolescência um juramento amoroso que retardará a concretização de seu amor por Carolina (A moreninha) quem revelará ser ela mesma a menina a quem o jovem Augusto jurara amor eterno.

PAULA – Ama de Carolina; bebeu vinho, ficou bêbada e ficou aos cuidados de Carolina.

D. ANA – Avó de Filipe é uma senhora deespírito e alguma instrução. Tem sessenta anos, cheia de bondade. Seu coração é o templo da amizade cujo mais nobre altar é exclusivamente consagrado à querida neta, Carolina, irmã de Filipe.

FILIPE – Irmão de Carolina, neto de D. Ana. Amigo de Augusto, Fabrício e Leopoldo. Também estudante de Medicina junto com Fabricio, Leopoldo e Augusto.





RESUMO DA OBRA

Augusto,Leopoldo e Fabrício estavam conversando, quando Filipe chegou e os convidou para passar um fim de semana na casa de sua avó que ficava numa ilha próxima ao Rio de Janeiro. Todos ficaram empolgados, menos Augusto. Filipe comentou a respeito de suas primas e de sua irmã, que provavelmente estariam na ilha. Foi quando surgiu uma discussão que deu origem a uma aposta; Filipe desafiou Augusto dizendo que...
tracking img