Desafio de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE
ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Ensino de Educação a Distância

DESAFIO DE APRENDIZAGEM: Administração

SOBRADINHO/DF
2011
GRUPO DE PESQUISA

NOME:
RA:
E-MAIL

DESAFIO DE APRENDIZAGEM: Economia

Desafio de aprendizagem para apresentação a banca examinadora Anhanguera Educacional, como requisito parcial a obtenção da nota semestral no curso de Administraçãosob orientação da professora Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz.

SOBRADINHO/DF

2011
INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos relatar casos reais que ilustram a importância e a aplicabilidade das teorias econômicas estudadas na gestão de negócios, refletir sobre a maximização de lucros para as empresas, a importância dos elementos necessários para a decisão empresarial de acordo com os tipos demercados concorrências, a identificação dos impactos da oferta e procura para os preços das empresas e os efeitos das políticas governamentais sobre as organizações.

ETAPA 01

Concorrência Monopolística
Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.
Trata-sede uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelas seguintes características:

* Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como porexemplo, pós-venda;
* Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado;
* Muitos compradores e muitos vendedores;
* Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes directos, ou seja, os bens e serviços são heterogéneos;
* Existembarreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é a entrada de novos concorrentes), tecnologias e etc.
*
Essas características acabam atribuindo um certo poder sobre o preço de seu produto, apesar do mercado ser competitivo (daí o nome concorrência monopolística). Os produtos podem ser iguais,mas cada empresa vai tentar diferenciar seus artigos. Exemplo: batata frita (sabor a queijo, natural, tipos de embalagem, com brindes, com tatuagens, formato ondulado, liso, entre outros). Esse poder é definido, em termos económicos, como poder de mercado. Para Baden Fuller, poder de mercado é o “poder de uma empresa aumentar os preços acima do custo da oferta sem que os concorrentes actuais ounovos concorrentes lhe retirem clientela em devido tempo”. Mas a definição de poder de mercado não tem correspondência no campo do direito da concorrência. Neste último campo, releva essencialmente a capacidade, ou não, de liberdade de actuação face às pressões do mercado. E uma empresa será qualificada como tendo uma posição dominante (isto é, um poder de mercado de tal grau que se tornajusconcorrencialmente relevante quando tenha a “possibilidade de adoptar comportamentos independentes que lhe permite agir sem ter, nomeadamente, em conta os concorrentes, os clientes ou os fornecedores; que tal sucede quando, devido à sua quota de mercado, ou desta em combinação, nomeadamente, com a posse de conhecimentos técnicos, de matérias-primas ou de capitais, (…) dispõe da possibilidade dedeterminar os preços ou de controlar a produção ou a distribuição para uma parte significativa dos produtos em causa; que esta possibilidade não deve necessariamente resultar de um domínio absoluto que permita (…) eliminar completamente a vontade dos seus parceiros económicos, bastando que ela seja suficientemente forte no seu conjunto para (…) garantir uma independência global de comportamento, mesmo...
tracking img