Os conceitos de estado em diferentes epocas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Estado, para Maquiavel, passa a ter suas próprias características, faz política, segue sua técnica e suas próprias leis, de maneira a retomar aqui um tema que já foi de Aristóteles: a política é aarte do possível, é a arte da realidade que pode ser efetivada, a qual leva em conta como as coisas estão e não como elas deveriam estar. Existe aqui uma distinção nítida entre política e moral, poisesta última é que se ocupa do que deveria ser.
A política leva em consideração a natureza dos homens que, para ele, é imutável;
“Disso surge uma dúvida: é melhor ser amado ou temido? Deve-seresponder que gostaríamos ter ambas as coisas, sermos amados e temidos. Mas, como é difícil juntar as duas coisas, se tivermos que renunciar a uma delas, é muito mais seguro sermos temidos do queamados... Pois dos homens, em geral, podemos dizer o seguinte: eles são ingratos, volúveis, simuladores e dissimuladores; eles se furtam aos perigos e são ávidos de lucrar. Enquanto você fizer o bem para elessão todos teus, oferecem-te seu próprio sangue, suas posses, suas vidas, seus filhos, isso tudo enquanto você não tiver necessidade; mas, quando você precisar, eles viram as costas”.
“Os homens têmmenos escrúpulo de ofender quem se faz amar do que quem se faz temer. Pois o amor depende de uma vinculação moral que os homens, sendo malvados, quebrantam: mas o temor é mantido por um medo decastigo que não nos abandona nunca”.Por conseguinte, deve-se estabelecer o terror: o poder do Estado, o Estado moderno, funda-se no terror.
Maquiavel não se ocupa de moral, ele trata da política e estudaas leis específicas da política, começa a fundamentar a ciência política. Na verdadeMaquiavel funda uma nova moral que é a do cidadão, do homem que constrói o Estado. Uma moral imanente, mundana, quevive no relacionamento entre os homens. Não é mais a moral da alma individual, que deveria apresentar-se ao julgamento divino “formosa” e limpa.

Já para Thomas Hobbes, o primeiro grande...
tracking img