Materiais de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Central de Material Esterilizado

Os materiais hospitalares, na sua maioria, têm uma associação importante com a infecção hospitalar, e aí vale lembrar que medidas eficazes deverão ser estabelecidas no processamento destes artigos, visando a minimizar o risco de infecção hospitalar. Estes artigos deverão ser submetidos a processos de limpeza, desinfecção ou esterilização para alcançarem osobjetivos imprescindíveis.
Sabemos que a preocupação com medidas de combate às doenças e cuidados aos pacientes vêm de períodos remotos de a.C. e, em relatos da época, encontramos a preocupação na utilização de práticas com relação ao isolamento, à limpeza, assim como ao expurgo.
É primordial, para um bom desempenho dos profissionais que trabalham nessa área, que a Central de Material Esterilizado(CME) possua uma boa infra-estrutura. A CME tem como objetivo e finalidade encarregar-se de reprocessar, preparar, esterilizar, ter sob sua guarda e distribuir os materiais hospitalares devidamente esterilizados para todo o hospital ou centros de saúde.
Até a década de 1940, os materiais eram preparados nas unidades hospitalares. Locais estes que não eram adequados para esse fim, o que tornavadifícil o controle do processamento dos mesmos. A partir do final da mesma década, alguns hospitais começaram a se preocupar com a centralização dessa atividade.
Apesar de não terem, naquele momento, atingido os objetivos propostos em sua plenitude, alguns hospitais, no início dos anos 50, já contavam com novas estruturas e possuíam um espaço adequado para centralizar a esterilização do materialhospitalar. Na década 1970, os hospitais de maior porte e, principalmente, os universitários com localização nas capitais começaram a possuir áreas próprias para as atividades de esterilização dos materiais.
Atualmente, a CME classifica-se em três categorias, a saber: centralizada, semicentralizada e descentralizada.
Como o próprio nome sugere, você pode admitir que a centralizada seja aquela queoferece concentração de todo o material esterilizado ou não, facilitando desta forma a qualidade e a quantidade de técnicas de higienização, limpeza e também avaliação de todo o material de uma maneira segura.
A semicentralizada oferece a vantagem de que a esterilização do material é centralizada em um só lugar, mas cada unidade prepara seu material. Não chega a ser o ideal, mas torna acredibilidade da técnica em única, o que traz mais tranquilidade para o uso.
A descentralizada não deixa de trazer facilidades para aqueles que têm dificuldades na execução da prática. Resolve o problema para aqueles que se utilizam desta modalidade, constituindo, porém, uma preocupação com as consequências, como o desvio de material, protocolos e rotinas fora do padrão e falha na avaliação.
Segundo aResolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 307, de 14/11/2002, a qual altera a resolução anterior, RDC nº 50/2002 (21/02/2002) do Ministério da Saúde, “a CME deve existir quando houver centros cirúrgicos, obstétricos e/ou ambulatoriais, hemodinâmica, emergência de alta complexidade e urgência.” A CME deve ser dividida em, no mínimo, três áreas: descontaminação, empacotamento e esterilização/estocagem.Optamos por ressaltar essa Resolução face à importância do trabalho do auxiliar e do técnico de enfermagem, bastante citados na mesma, quando ressalta as áreas de descontaminação, empacotamento, esterilização/estocagem, que são de inteira responsabilidade de vocês, com a supervisão do enfermeiro.
A área de descontaminação e limpeza deve possuir uma barreira física com relação às demais áreas(Rutala e Weber, 2002). “O fluxo unidirecional em uma CME permite que os materiais estéreis não se misturem com os não estéreis. A unidade pode se localizar fora do estabelecimento”.
Para complementar algo mais sobre os aspectos estruturais da CME, devemos informar que piso e paredes deverão ser de material lavável, resistente e preferencialmente de cor clara e de fácil limpeza.
Do recebimento...
tracking img