Desafio economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP / PELOTAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO

DANIELA BACHINSKI – 2330396916 – original_jeans@hotmail.com
FELIPE PUCCINELLI – 2307357271 – felipe_puccinelli@hotmail.com
RAFAELA BACHINSKI – 2330397824 – sheyka_rs@hotmail.com
RUBIA AIRES – 2333444421 – rubia.aires@hotmail.com

DESAFIO DE APRENDIZAGAM

Pelotas
2011
DANIELA BACHINSKI –2330396916 – original_jeans@hotmail.com
FELIPE PUCCINELLI – 2307357271 – felipe_puccinelli@hotmail.com
RAFAELA BACHINSKI – 2330397824 – sheyka_rs@hotmail.com
RUBIA AIRES – 2333444421 – rubia.aires@hotmail.com

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado ao Curso de Administração a Universidade Anhanguera – UNIDERP / Pelotas para a disciplina de Economia.
Profª.

Pelotas
2011
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CUSTO DE OPORTUNIDADE 4
2.2 CURVA DE POSSIBILIDADE 4
2.3 PRODUTOS ELÁSTICOS 6
2.4 PRODUTOS INELÁSTICOS 6
2.5 MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS 7
2.6 MERCADO CONCORRENCIAL 7
2.7 OFERTA E PROCURA 8
2.8 POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS 8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
Para a elaboração deste desafio de aprendizagem irá se confrontar teoria eprática. Ao longo das aulas obtive-se conhecimentos sobre diferentes conceitos e possíveis formas de aplicabilidade. Agora irá se buscar formas de aplicar estes conceitos que permeiam a economia a situações reais.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CUSTO DE OPORTUNIDADE

É quando deixamos de produzir um bem ou serviço, para começar outro tipo de bem ou serviço. Exemplos:
• Ex1: Uma fábrica poderia tercomo custo de oportunidade o aluguel que poderia obter se alugasse o seu terreno a terceiros em lugar de ocupá-lo para a fabricação;
• Ex2:Os salários que os donos da empresa poderiam estar obtendo se trabalhassem para outros patrões em lugar de se dedicarem a sua própria empresa.

2.2 CURVA DE POSSIBILIDADE



O ponto A no gráfico, por exemplo, mostra que FA de alimentos e CA decomputadores podem ser produzidos quando a produção é eficiente. Assim como FB de alimentos e CB de computadores (ponto B). Cada ponto na curva mostra um máximo de produção potencial para a economia, que é a produção máxima de um bem, dada uma quantidade de produção do outro bem.
A escassez é representada na figura pelas pessoas poderem querer mas não podem consumir além da Curva de Possibilidade deProdução. Se a produção de um bem aumenta, a produção do outro diminui, numa proporção inversa. Isso ocorre porque uma maior produção de um bem requer a transferência de insumos da produção do outro bem, diminuindo-a. A inclinação da curva em um ponto mede o quanto uma unidade adicional de um bem custa em unidades proporcionais do outro bem, um exemplo de custo de oportunidade. Ao longo da Curva dePossibilidade de Produção, escassez significa que escolher mais de um bem implica a redução do consumo do outro. Ainda assim, numa economia de mercado, o movimento ao longo da curva também pode ser descrito como uma escolha que 'vale o custo' para os agentes.
Por construção, cada ponto na curva mostra a eficiência produtiva, por maximizar a produção para um total de insumos dados. Um ponto"dentro" da curva é possível e representa ineficiência produtiva (uso de insumos com desperdício), no sentido de que a produção de um ou ambos os bens poderia aumentar movendo-se em direção a um ponto na curva. Um exemplo de uma ineficiência pode ser de uma alta taxa de desemprego durante uma recessão. Estar na curva pode ainda não satisfazer completamente a eficiência alocativa se a curva não consistirde um mix de produtos que os consumidores queiram.
Em coerência com os problemas econômicos comuns citados acima, muito da economia aplicada em políticas públicas está preocupada em determinar como a eficiência de uma economia pode ser aumentada. A atividade de reconhecer a realidade da escassez para então descobrir como organizar a sociedade para ter o uso mais eficiente dos recursos.

2.3...
tracking img