Analisando a pedagogia da autonomia de paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisando a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire

Leonardo Célio Alves¹
Aycon Tinoco Lisboa²

Resumo: Este trabalho foi criado com o intuito de analisar, discutir e criticar a obra pedagogia da autonomia de Paulo freire, um renomado educador brasileiro de grande importância no campo do ensino, principalmente na área da educação. Este trabalho vai contribuir para uma analise mais prática esucinta desta grande obra principalmente para os acadêmicos, professores e aos que tiverem o interesse de ler a obra. Constituindo-se de uma metodologia baseada na pesquisa de livros, artigos e resumos, ou seja, pesquisa bibliográfica este trabalho apresenta de forma simples a obra de Paulo freire pedagogia da autonomia tendo em vista que esta obra teve grande influência no campo da educação porisso contribuiu e contribui muito na formação de educadores e educandos, portanto na formação humana esta seu principal resultado.
Palavras-chave: Pedagogia. Educação. Ensino.

1. INTRODUÇÃO
A pedagogia da autonomia de Paulo Freire é uma obra de grande importância na educação não só brasileira, mas, mundial. Tem grande relevância porque da forma que foi criada e no campo que se inseretorna-se atual, pois, trata da estreita relação educador-educando, professor-aluno. Esta obra serve Omo ideologia de ensino para educadores de todo o mundo, colocando em evidência a importância da autonomia dos educandos assim como o conhecimento que os mesmos trazem de casa já que para Paulo Freire deve-se considerar que o educando é um ser histórico e social.
A organização deste artigo apresenta-se daseguinte forma: a segunda seção (primeira seção após a introdução será o desenvolvimento do trabalho onde será discutida de forma clara e objetiva a obra, assim como suas subdivisões e logo depois, na seção seguinte estarão dispostas as considerações finais desse trabalho em relação à obra.

2. DESENVOLVIMENTO
A pedagogia da autonomia de Paulo Freire contém idéias indispensáveis á pratica dosprofessores sobre os alunos no âmbito educacional. No inicio da obra Paulo Freire ressalta qual deve ser a prática pedagógica do educador em sala de aula. Para ele, o educador deve deixar o aluno expressar seus sentimentos, seus conhecimentos afim de que este possa desenvolver sua autonomia ao longo de sua vida, o professor não pode agir contra esses conhecimentos ao contrário, ele deve darimportância a eles tendo em vista que seus educandos além da vida escolar eles possuem uma vida fora desse âmbito uma vida em família e que esta, com papel de educadora, também faz com que aflore no educando saberes vividos no dia-a-dia por isso o professor deve consciência de que os educandos são seres históricos e sociais que trazem para escola conhecimentos vividos fora dela e o professor deve saberaproveitar esses conhecimentos e fazer com que os alunos desenvolvam cada vez mais. A isso, Paulo Freire denomina de ética universal, é a ética que o professor deve levar todos os dias para a sala de aula diz ele ser essa ética essencial para o trabalho docente.
Paulo Freire diz que: ¹“formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas”. Partindo desse ponto devista podemos perceber o quanto Paulo Freire leva a serio o ato de formar as pessoas, seu pensamento se baseia na educação conjunta professor-aluno onde os dois agem em mutualidade e que a todo tempo um está transferindo conhecimento ao outro, mas, não a educação bancária onde o professor é considerado detentor de todo o saber e vê o aluno como um banco onde só se deve depositar conhecimento. Paraele não há docência sem discência, pois quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. Portanto ele deixa claro que não há docência sem discência e que o ensino não depende exclusivamente do professor assim como a aprendizagem não depende somente do aluno, pois como já foi dito o dois agem em mutualismo, pois quem ensina aprende ao ensinar e quem...
tracking img