Papel dos professores no desenvolvimento da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PAPEL DOS PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Adriana Souza da Cruz dos Santos

RESUMO

Como estudante de Pedagogia tenho consciência dos problemas que envolvem a prática docente e os desafios que terei de enfrentar no exercício do magistério. Este artigo discute um dos problemas vivenciados pelos professores no cotidiano escolar que é o desenvolvimento da aprendizagem.Analisa também a diversidade em sala de aula e a relação existente entre esses problemas com o papel desempenhado pelos professores no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Desenvolvimento da aprendizagem. Diversidade na sala de aula. Papel do professor.

Adriana Souza da Cruz dos Santos
Aluna da Universidade Castelo Branco
Curso de Pedagogia
Matrícula: 2006190034
E-mail:drisouzacruz@ig.com.br

INTRODUÇÃO

Cada vez se torna mais difícil exercer o papel de professor em função de tantas transformações dos sistemas educativos, bem como da profissão e das condições de trabalho dos professores. Parece cada vez mais difícil ensinar e, sobretudo, fazer aprender.
O presente artigo consiste numa reflexão sobre a prática pedagógica, analisando como os professores devem lidarcom as dificuldades apresentadas pelos alunos no desenvolvimento da aprendizagem, a diversidade na sala de aula e o seu papel para vencer essas barreiras.

A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo ( Paulo Freire, 1996, p.22).

O interesse por esse tema surgiuatravés da realização do estágio, onde estou observando com mais proximidade este problema. A minha falta de experiência na área educacional e a consciência da problemática atual do cotidiano escolar me deixam insegura e ao mesmo tempo, me estimulam a pesquisar sobre o papel que o professor deve desempenhar no processo ensino-aprendizagem, para que eu possa aprender e um dia ensinar e fazer aprender.A intenção do artigo é mostrar qual é o papel do professor como mediador no processo de formação de sujeitos críticos e conscientes, a importância do seu comprometimento com a ação educativa, procurando levar os professores a uma reflexão sobre a sua prática pedagógica, propondo uma análise crítica sobre o seu desempenho para atingir o desenvolvimento da aprendizagem, repensando nocumprimento do seu papel.

DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Para que um aluno desenvolva com qualidade a sua aprendizagem, depende da qualidade do desempenho profissional dos professores, que generalizando, é precário.
Na visão de Paulo Freire, faz-se necessário então, que o aprendiz de educador (nós, eu e você) venha compreender princípios ou saberes necessários à prática educativa. É precisoque nós, futuros professores, desde o princípio da vida acadêmica, nos assumindo como sujeitos também da produção do saber, reconheçamos que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (FREIRE; 1996:26).
Porém, os professores não podem ser culpados pelos fracassos da escola porque há uma série de problemas interligados, como aspolíticas educacionais, os baixos salários, a falta de condições de trabalho, falta de estrutura e etc. Essa questão deve ser analisada pelos alunos que pretendem ser professores, para que tenham consciência da realidade da educação e de sua própria prática.
O trabalho do professor tem passado por transformações, como o trabalho em equipe, a autonomia, as crescentes responsabilidades, aspedagogias diferenciadas, entre outras. Os professores precisam conectar os conhecimentos já existentes aos novos, fazendo as modificações necessárias e estabelecendo relações entre eles para desenvolverem novas competências e habilidades no desenvolvimento do aluno, lutando assim, contra o fracasso escolar.
Para se alcançar desenvolvimento de aprendizagem com qualidade, é preciso desenvolver...
tracking img