Amostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSAMENTO DE MINERAIS

Tema: Amostragem

Acadêmico: Douglas Jesus da Silva

04/03/2012 / Palmas – TO

Introdução:
A amostragem em particular, os processos de amostragem se aplicam em variadíssimas áreas de conhecimento e se constituem, muitas vezes, na única forma de conseguir informações de uma determinada realidade que importa conhecer.
Para garantir a qualidade da avaliação, oprocedimento de amostragem deve ser acurado e preciso, garantindo a representatividade. A acuracidade pode ser entendida como sendo a minimização do erro sistemático da amostragem. A reprodutibilidade ou precisão é a medida da dispersão dos resultados de qualidade obtidos para um mesmo lote.

Desenvolvimento:
Amostra é uma quantidade representativa do universo que se deseja amostrar. O métodode retirada da amostra deve garantir que ela seja representativa desse universo, no que diz respeito ao(s) parâmetro(s) de interesse. Normalmente uma amostra deve ser composta pelo maior número possível de incrementos.

A amostragem é usualmente realizada em quatro etapas, descritas como a seguir. Elaboração do plano de amostragem, este se fundamenta na determinação da qualidade necessária paraa amostragem, participando das definições do universo, do objetivo e da sequencia de operações utilizadas. O sistema de amostragem a ser utilizado depende de diversos fatores, dentre os quais podem ser destacados o tamanho das partículas, a massa específica, a umidade, etc.
Obtenção da amostra
– consiste na determinação da sequencia e do número de coletas das amostras, que depende do tipo eda precisão requerida para a amostragem, das características dos fluxos, etc.
Preparação da amostra
– trata-se do conjunto de operações necessárias à adequação da amostra ao método de determinação do parâmetro de qualidade. Dentre essas atividades, podem ser ressaltadas a secagem, a redução de tamanho, a homogeneização, o quarteamento, etc.
Determinação de um parâmetro de qualidade
–inserem-se as análises dos parâmetros que irão determinar a qualidade do universo. Dentre eles podem ser citados os teores de diversos elementos, a umidade, a distribuição granulométrica, etc. Seleção da Amostra Um sistema ideal de amostragem requer a análise individual de partículas coletadas aleatoriamente, deforma que todas as partículas tenham igual probabilidade de serem escolhidas. Entretanto, essetipo de amostragem torna-se, na maioria das vezes, impraticável devido às dificuldades inerentes a esse processo. Os métodos de partilhas sucessivas, utilizados no quarteamento por meio dos quarteadores Jones ou em cone, quando corretamente aplicados, buscam uma aproximação com o sistema ideal de amostragem.

Técnicas de Amostragem
Na maior parte das operações de processamento mineral,considera-se o minério como sendo um meio físico descontínuo. Nesse caso, para utilizar um processo de seleção pontual é empregado o modelo probabilístico. A amostragem probabilística compreende dois processos: processo de amostragem por incremento e processo de quarteamento. Processo de Amostragem por Incremento A amostragem por incremento consiste na coleta de um número tal de incrementos tomados emfunção de seus tamanhos, formas e disposição no corpo original. São determinados segundo o conhecimento dos valores de segregação e a taxa de mudança desses valores com a posição. A amostragem correta por incrementos deve produzir uma curva normal de distribuição. É aplicável a lotes não manuseáveis e a certos lotes manuseáveis. As etapas necessárias à amostragem estão descritas a seguir Integração- seleção dos incrementos pontuais realizada de forma a garantir que esses incrementos representarão o universo dentro do erro.
Delimitação de incrementos - definição do tamanho de cada incremento a ser extraído do universo amostrado. Extração dos incrementos - obtenção dos incrementos propriamente ditos. Reunião - mistura dos incrementos extraídos que compõem a amostra real, que deve ser...
tracking img