Amora preta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA

MAIQUEL DIEGO BRAUN

AMORA PRETA

Panambi, maio, 2012
Sumário
1. Introdução 3
2. Cultivares/variedades 4
3. Principais regiões produtoras 5
4. Colheita 5
5. Preço pago ao produtor 5
6. Exportações 6
7. Composição química e nutricional 6
8. Armazenamento 7
9.Processamento 7
10. Benefícios e malefícios 8
11. Receita 8
Geleia de amora 8
12. Conclusão 9
13. Bibliografia 10

Introdução

A amoreira-preta é uma espécie nativa no Brasil, mas foi a partir da introdução de variedades melhoradas, no início da década de 70, pelo, então, Centro Nacional de Pesquisa em Fruticultura de Clima Temperado (CNPFT), atual Embrapa Clima Temperado, que osprodutores da região iniciaram plantios comerciais. Apesar de ser espécie pouco cultivada no Brasil, representa uma ótima opção para diversificação de pequenas propriedades, por ser rústica e de alta produção. É uma fruta que possui sabor marcante e com propriedades nutracêuticas comprovadas.
O cultivo da amora-preta (Rubus spp.) tem se tornado uma alternativa muito atraente frente ao de outrasfrutíferas por ter menores custos de implantação e manutenção do pomar, apresentando, por exemplo, um índice de lucratividade de cerca de 80%. Os custos mais baixos devem-se principalmente ao fato de se tratar de uma cultura rústica, com menor incidência de pragas e maior adaptação aos diferentes tipos de solo e condições climáticas. Adicionalmente, a produção pode ser destinada tanto ao mercado de frutasfrescas como ao processamento da fruta, gerando produtos industrializados como sucos e geleias.

Cultivares/variedades
Atualmente são cultivadas no Brasil as variedades introduzidas e melhoradas pela Embrapa CNPT de Pelotas-RS e algumas espécies sem espinhos importadas.
Brazos: Cultivar precoce, de frutos considerados grandes (6 a 7 gramas), de sabor ácido adstringente e consistência firme.Planta de porte semiereto, com espinhos.
Comanche: Cultivar precocidade média, em torno de 10 dias a mais que a Brazos. Frutos de médios a grandes (5 a 7 gramas), de sabor ácido e adstringente e de consistência firme. Porte da planta é ereto, moderadamente coberta com espinhos.
Cherokee: Mais exigente em frio (abaixo de 7ºC) que a Brazos e a Comanche e cerca de 10 dias mais tardia que a última.Frutos médios (4 a 5gramas), de sabor levemente ácido e consistência firme, que se desprendem facilmente. A planta tem o porte ereto, com espinhos.
Tupi: Resultado do cruzamento (Uruguai x Comanche) realizado na Embrapa de Pelotas. Frutos grandes (7 a 9gramas), coloração preta uniforme, sabor equilibrado entre acidez e açúcar, consistência firme, sementes pequenas, película resistente e aromaatrativo. É recomendada para o consumo “in natura”, por sua baixa acidez e tamanho. A planta é muito produtiva, chegando a produzir em condições ótimas 3,8 kg por planta/ano. O porte é ereto, com muitos espinhos. É a cultivar mais plantada em Vacaria e no Rio Grande do Sul. A colheita, nas condições de Vacaria, inicia pela metade do mês de Novembro, encerrando no início de janeiro.
Guarani: Planta comporte ereto. Vigorosa e com espinho. Frutos de tamanho médio (5 a 6 gramas), coloração preta uniforme, sabor sub-ácido, consistência firme, sementes pequenas, película resistente e aroma atrativo. Recomendada para consumo “in natura” e indústria.
Caigangue: Cultivar com pouca exigência de frio, pode ser cultivado em regiões com horas de frio (abaixo de 7ºC) inferior a 200 horas. Frutas de tamanhomédio (5 a 6 gramas), firme, sementes de tamanho médio, aroma atrativo. Plantas vigorosas, eretas, com espinhos e produtivas (3,45 kg/planta/ano).
Loch Ness e Chester: Cultivares sem espinho, protegidas (patenteadas). Cultivadas em Vacaria por uma empresa ítalo-brasileira, com objetivo do mercado “in natura”, principalmente para exportação para Europa. Produção mais tardia que Tupi. Frutos...
tracking img