Amor sexual x amor platonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMOR SEXUAL X AMOR PLATONICO
Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839,e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras.

Várias Histórias é uma coletânea do escritor brasileiro, publicada em1896 que reúne dezesseis contos seus publicados na Gazeta de Notícias entre 1884 e 1891. Onde está presente o nossa conto estudado Uns braços. É considerada uma das suas melhores obras no gênero.Muitos dos traços presentes nos contos do livro são o de pessimismo, o niilismo, a ironia destrutiva. Características de estilo sofisticadas para a época fazem seus escritos estar à frente de seu tempo.No decorrer do conto nos deparamos com o amor vivido por Inácio, que tem um amor inocente por D. Severina, pois este amor nasce pelo simples observar dos braços de D. Severina que é esposa deBorges, dono da casa onde Inácio está temporariamente morando, e o motivo de afeto do próprio lhe trata com carinho, respeito e delicadeza. Inácio de certa forma se sente assim confortado e aliviado pelosmaltratos sofridos por Borges.

Esse afeto dele pelos braços demostra uma pequena tendência desse amor para o lado atrativo, visual, mas creio que seria apenas um pelo fato de isso não ser muitocomum para
Inácio pois, na época as mulheres andavam quase sempre com vestimentas que cobriam quase todo seu corpo. Não podemos deixar de constatar que esse sentimento é impulsionado, principalmente,pelo fato de Inácio, como citado em sala de aula, estar longe de seu ambiente familiar e pela primeira vez ele pode ter pensamentos como tem com D. Severina.

Percebemos o quanto esse amor é bonito,o tanto que esse amor independe de um contato mais intimo se baseia apenas na observação. O que é tão diferente de hoje em dia. Que o amor é sempre sexual, físico, e poucas vezes se dá apenas por...
tracking img