Tecnicas de massa volume e medida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE AMERICANA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE MÉDICA












TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA




















Abril de 2012
FACULDADE DE AMERICANA
CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS MODALIDADE MÉDICA
















TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA, VOLUME ETEMPERATURA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA










Relatório apresentado à Faculdade de Americana como requisito parcial de aprovação na disciplina de Bioquímica, lecionada pelo profº






Abril de 2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4

OBJETIVOS 6

RESULTADOS E DISCUSSÃO 7

MATERIAISUTILIZADOS......................................................................................................6

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 9

































Introdução

A disciplina de química tem como base princípios fundamentais, nos quais são imprescindíveis para a aprendizagem, sendo necessário noções de como manusear rias e os instrumentos no laboratório, para quenão ocorra acidentes, os quais se devem a inúmeros fatores.

Os instrumentos nos auxiliam nos métodos experimentais, possibilitando obter o resultado que temos por meta. .A massa de um corpo é determinada através da relação comparativa entre uma massa desconhecida e um outro corpo com massa conhecida estabelecendo um padrão. Para que seja determinada é utilizada a balança analítica. Parauma medição precisa necessita de certos cuidados.

O volume de um líquido é medido em metros cúbicos(m³), sendo o mesmo que 1000l. No laboratório para medição de volume de uma das maneiras de se medir o volume é através da pipeta, a qual permite transferir volumes exatos para o outro. Outro instrumento confiável é a proveta a qual é graduada, mostrando o volume exato do liquido, no entantonecessita de um certo cuidado na leitura. A superfície superior de um líquido contido em recipiente estreito apresenta uma curvatura, determinada menisco. A parte inferior do menisco é utilizado para calibrar, no entanto deve estar na altura dos olhos. O béquer apesar de apresentar graduações volumétricas, é utilizado apenas como recipiente.

A água é uma das substâncias químicas maisabundantes na natureza e serve como um bom solvente para muitas outras, tanto iônicas como moleculares.

Para que uma reação química ocorra entre duas substancias, os íons e as moléculas constituindo os reagentes, devem entrar em contato uns com os outros. Por esta razão, a velocidade na qual uma reação ocorre depende de quão facilmente as espécies reagentes são capazes de intermisturarem-se.Ao darmos inicio aos nossos experimentos, de acordo com o roteiro disponibilizado pelo professor. No primeiro experimento (A) repetimos o processo por três vezes, nas duas primeiras não atingimos o resultado esperado e somente na terceira vez conseguimos obter um resultado preciso.

Já ao iniciarmos o segundo experimento (B); repetimos por duas vezes e em ambos os processos, conseguimosconcluir com exatidão.

Quando demos inicio ao terceiro processo (C), em que utilizamos a pipeta, encontramos bastante dificuldade em manusear a pipeta, porém o professor Armando esteve nos auxiliando até que acertamos com exatidão como manusear adequadamente este instrumento.



• Medidas de temperatura.

Foram então colocados 100ml e água da torneira em um béquer e posteriormente foimedida a temperatura com a ajuda de um termômetro, resultados:

Água a 21°c(20,1), condições de temperatura ambiente.

Foi adicionado ao béquer com água 3 cubos de gelos picados, estes que foram agitados com o auxilio de um bastão de vidro.

Após o gelo a temperatura caiu bruscamente para 15°c(10,5) após derretimento do gelo foi para 17°c(10,7). Porem a experiência não chegou ao objetivo...
tracking img