Aminoacidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO PARA AULA DE BIOQUÍMICA

AMINOÁCIDOS

1-INTRODUÇÃO:
São ácidos carboxílicos aminados que constituem a estrutura principal das proteínas. Estão largamente distribuídos na natureza,porém, a hidrólise completa de uma molécula de proteína fornece 20 aminoácidos diferentes. Outros aminoácidos estão presentes no nosso organismo e não fazem parte da constituição das proteínas.2-CONCEITO:
São ácidos carboxílicos nos quais um ou mais Hidrogênios da cadeia hidrocarbonada foram substituídos pelo grupo amino (NH2). Podem conter mais de um grupo amino e/ou carboxila quevão determinar suas propriedades físico-químicas e conseqüentemente as propriedades das proteínas. Todas as moléculas de aminoácidos possuem uma fórmula geral mínima com configuração absoluta L-(, quelhes permite unirem-se entre si por ligação peptídica formando cadeias protéicas de tamanho variado. Existem também aminoácidos da série D, porém, estes não entram na constituição das proteínas.3-CLASSIFICAÇÃO:
a)Quanto à demanda do organismo humano: de acordo com as necessidades do organismo humano e a demanda de cada um dos 20 aminoácidos para a síntese de proteínas estes sãoclassificados como essenciais ou não essenciais. Chamamos o aminoácido de essencial quando a quantidade que o homem sintetiza não é suficiente para todas as suas necessidades, sendo importante que esteadquira maior quantidade dos mesmos através da ingestão de proteínas de bom valor nutritivo. São considerados essenciais: Arginina (*), Fenilalanina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina,Treonina, Triptofano e Valina. Quando o organismo humano é capaz de sintetizar o aminoácido de acordo com a demanda, atendendo a todas as suas necessidades,chamamos o aminoácido de não essencial . Estespodem ser produzidos a partir de açúcar. São eles: Alanina, Asparagina, Ácido Aspártico, Cisteína, Glutamina, Ácido Glutâmico, Glicina, Prolina, Serina e Tirosina.
b)Quanto à cadeia lateral:...
tracking img