Americanas.com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Logística

Um dos maiores desafios do comércio eletrônico é a logística de fornecimento e distribuição dos produtos comercializados pela internet. Segundo no Council of Supply Chain Management Professional, associação norte-americana desse setor, a logística é o processo de planejar, implementar e controlar, eficientemente, pelo custo correto, o fluxo e a armazenagem dematérias-primas, estoques, de produtos em produção e acabados e as informações relativas a essas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente.(LIMEIRA, 2007, p. 266)

Bibliografia : LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros, São Paulo: Saraiva, 2007.
* Logística relacionado ao Marketing
** Por que os especialistas de marketing consideram a distribuição física como parte integrante da função de marketing? A resposta está na missão básica que o marketing executa na maioria das firmas, ou seja, gerar lucro para empresa. A distribuição física contribui para esta missão. Richard Lewis sugere que marketing tem dois propósitos básicos. Um deles é obter demanda e o outro é atender ademanda. Estes dois estão ligados pelo nível de serviço provido.
* Conseguir demanda é resultado dos esforços promocionais, assim como do preço e da composição (mix) da carteira de produtos oferecidos ao público. Uma vez conseguida a demanda, esta deve ser atendida e é quando a distribuição física age. Seus esforços dirigem-se a colocar o produto certo, no lugar certo e no instante corretopara atender aos requisitos da demanda. Caso não existissem outras relações além desya, as atividades de obtenção de demanda e de atendimento da demanda poderiam ser facilmente separadas. Mas os profissionais de venda há muito reconheceram que distribuição física na verdade contribui para aumentar a demanda. Disponibilidade de produto, pronta entrega e atendimento correto dos pedidos são apenasalguns dos serviços que agradam ao cliente. Vendas podem ser geradas por um bom serviço. É o nível de serviço que une os esforços de promoção e distribuição. (BALLOU, 1993, p. 48)
*
* Bibliografia: BALLOU, Ronald H. Logistica Empresarial : transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.
*
* Logística e serviço ao cliente
*
* Objetivo docanal de distribuição é disponibilizar os produtos certos, nas quantidades, locais e momentos certos. No projeto e operação do sistema logístico, estes requisitos genéricos se desdobram em padrões específicos de desempenho. Os padrões indicam os serviços que consumidores, varejistas e atacadistas podem esperar do fabricante em termo logístico. Vejamos os principais padrões:
* Velocidade: Ocliente deseja receber os produtos que compra sem demora, o que exige velocidade na logística. Componentes de processamento de pedidos e de estoques devem responder a contento.
* Disponibilidade. Quando compra, o cliente espera que os itens estejam disponíveis no fornecedor.
* Confiabilidade. O sistema logístico deve estar disponível quando dele se necessita e operar sem erros. Por exemplo,prazos e condições de entrega precisam ser cumpridos. Entregas de produtos incorretos ou danificados comprometem a confiabilidade.
* Convivência. O cliente quer que a logística lhe traga comodidade. A simplificação de rotinas (de pedidos, devolução, reclamação, pagamentos, etc.) favorece a convivência para quem compra.
* Informações. É útil o cliente saber a posição do seu pedido (statusda remessa, localização de produtos em trânsito), pagamentos (recebimentos, programados) e itens em estoque no fornecedor.
* Tratamento de exceções. Se algo fugir ao planejado, o cliente espera que o pessoal da logística saiba lidar com as exceções. Pode ser a devolução de produto fora do prazo ou a aceitação de um pedido de compra urgente de tamanho menor do que o mínimo pedido.(URDAN e...
tracking img