Americanas.com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Logística no Transporte Internacional de Carga e as Dificuldades de Exportação no Porto de Santos
A Logística no Transporte Internacional de Carga e as Dificuldades de Exportação no Porto de Santos

UNISANTOS
2009
 
 
 
RESUMO
O aumento expressivo das exportações entre 1999 e 2003 teve vários impactos positivos, ao mesmo tempo em que revelou uma série de fragilidades logísticas dopaís. Dentre os aspectos positivos pode-se destacar o aumento da participação do Brasil nas exportações mundiais, que saltou de 0,86% para 1,03%, o crescimento da participação das exportações no PIB nacional, que pulou de 7% para 13%, e o aumento das reservas cambiais do país. Uma análise detalhada neste cenário indica que o modal mais utilizado foi o marítimo através da utilização de contêineres, eque entre 2004/2005 houve um déficit devido ao aumento nas exportações. Uma análise retrospectiva mostra que o modal marítimo é não só o mais utilizado, mas também o que mais cresceu nos últimos anos, indicando uma tendência de aumento de sua participação na matriz de transportes da exportação. No entanto, os avanços observados nos terminais de contêineres foram obscurecidos pelos problemas de faltade contêineres vazios e de navios disponíveis.
O crescimento do volume total da movimentação de contêineres nos portos vem se mostrando expressivamente maior que o crescimento do comércio exterior do país. No período de 2001 a 2005, a movimentação portuária de carga conteinerizada dobrou, atingindo o patamar de 5,9 milhões de TEUs no ano de 2005. Neste mesmo período, o crescimento acumulado docomércio exterior brasileiro (exportações + importações) foi de 68,5%. Para que o país possa aproveitar ao máximo esta situação de crescimento, é necessário garantir condições necessárias para o escoamento da produção.
Palavras-Chave: contêiner, logística, transporte marítimo.
 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 UNITIZAÇÃO DE CARGAS
1.1 Conceito
1.2 Conteinerização
1.3 Procedimentos
1.4 Fretes, taxas esobretaxas
1.4.1 Tipos de movimento
1.4.2 Comparação de custos contêiner x carga fracionada
2 O TRANSPORTE MARÍTIMO E A LOGÍSTICA INTEGRADA
2.1 Tipos de navios
2.2 A Logística Integrada
2.3 Os tipos de Unidades Portuárias
2.4 O Espaço Portuário
2.4.1 As Instalações Portuárias
2.4.2 Sítio Portuário
2.4.3 Entorno
3 DIFICULDADES DE EXPORTAÇÃO
3.1 Contêineres vazios e o conceito dedesperdício logístico
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
LISTAS DE FIGURAS E TABELAS
Figura 1 – Domínio Absoluto do Transporte Marítimo
Figura 2 – Indicadores Antes x Depois da Privatização
Tabela 1 - TABELA ISO 6346
Tabela 2 – tipos de contêineres, quanto à propriedade.
Figura 3 - Panorama Logístico – Intermodalidade de Contêineres no Brasil
Tabela 2 – Movimento de navios econtêineres no Porto de Santos.
Figura 4 – Movimentação de contêineres nos portos do Brasil

INTRODUÇÃO
O comércio internacional está estruturado sobre muitas variáveis, sendo também uma importante área na formulação das políticas econômicas dos países. Uma delas, de valor fundamental, é a locomoção de bens de seu ponto de origem até seu ponto de destino, o elo de ligação entre a zona de produçãoda mercadoria e sua respectiva zona de consumo.
A gestão de transportes, parte essencial de um sistema logístico é a atividade responsável por esses fluxos de matéria prima e produto acabado entre todos os elos da cadeia logística, os quais se encontram dispersos geograficamente, o que torna a gestão de transportes ainda mais complexa. Pelo seu peso e valor relativo na transação, o transporte écomponente decisivo no custo final da mercadoria, atendimento de prazos e condições de entrega pré-estabelecida.
Assim, uma logística de transporte montada adequadamente pode representar a lucratividade ou prejuízo na atividade exportadora ou importadora e, consequentemente, a sua manutenção, incremento ou retirada do jogo das trocas internacionais.
O conceito logístico mais usado atualmente...
tracking img