Fito2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nematóide Cavernícola ( Gênero: Radopholus similis)

O nematóide cavernícola ataca as raízes e o rizoma causando extensas necroses, o que deixa a planta muito vulnerável ao tombamento pela ação do vento ou pelo próprio peso do cacho devido à falta de sustentabilidade da planta pelas raízes.
Plantas suscetíveis altamente infectadas tombam devido a destruição do sistema radicular, pela açãomigratória do nematoide e pela facilidade de infecções posteriores causadas por fungos e bactérias.
Tem grande importância em função dos danos causados, podendo provocar perdas de até 100% da produção, e pela sua ampla distribuição geográfica.
As plantas infectadas apresentam-se amarelecidas. O lançamento do cacho pode ser abortado e quando correm os frutos são poucos desenvolvidos.
As principaismedidas de controle a serem tomadas são o plantio de material sadio e de boa procedência e a escolha de local isento do patógeno.
Como medidas que visem a redução da população, pode-se realizar o alqueive, a inundação e a rotação de cultura. Com o objetivo de amenizar as perdas devido ao tombamento das plantas, deve-se realizar o escoramento das mesmas.
A eficiência do controle com o uso denematicida está condicionada ao tipo de solo, à dosagem e ao método de aplicação, bem como à época e à frequência do tratamento.

Nematóide do Citros ( Gênero: Tylenchulus semipenetrans)

Não se encontra normalmente o nematóide nas raízes mais grossas, sendo as raízes parasitadas sempre as mais finas (radicelas). Em virtude do ataque intenso e consequente destruições de células, apóscerto tempo ficam mais escuras que as raízes sadias, com áreas necrosadas. A absorção e o transporte de água e nutrientes são afetados e sintomas reflexos na parte aérea da planta, evidente ou não, acabam manifestando-se. Isso poderá ocorrer segundo dois quadros distintos, descritos na sequencia.
As plantas costumam apresentar crescimento inicial mais lento, comumente ficam enfezadas, as suasfolhas amarelecem e demoram independentes da variedade de copa, mais do que o normal para iniciar a produção de frutos.
Tendo em vista que o nematóide não é nativo do Brasil e que, portanto, só irá ocorrer nos pomares cítricos se for introduzido em tais áreas de cultivo por meio do material de plantio (mudas), ressalta, desde logo, a enorme importância da adoção de medidas preventivas de controleno caso de T. semipenetrans. A produção de mudas isenta do parasito por viveiros comerciais impõe-se, pois, como básica e essencial.

Nematóide da Seca do Alho e da Cebola ( Gênero: Ditylenchus dipsaci)

Esta doença é importante em cebola e também no alho, sendo mais comum no Brasil quando se planta cebola em sucessão ao alho. É causada por Ditylenchus dipsaci. Mudas atacadasdesenvolvem-se lentamente, apresentam clorose e retorcimento das folhas. O pseudocaule da planta se torna engrossado e de consistência esponjosa. Nesta fase, a porção basal rompe-se e tem início uma podridão, seguindo-se a morte da planta, que se manifesta em reboleiras. Na fase de campo, quando as mudas sadias são transplantadas para áreas infestadas com o nematóide, os sintomas começam a aparecerem três semanas, caracterizados por enfezamento, amarelecimento, torção e rachadura das folhas. As folhas vão tornando-se flácidas e tombando aos poucos até completo tombamento da parte aérea. O pseudocaule engrossa consideravelmente e apresenta consistência esponjosa. Gradualmente, as escamas externas do bulbo rompem-se, iniciando uma podridão. Em fases mais adiantadas, quando se tenta arrancaruma planta infectada, o prato com as raízes desprende-se e permanece no solo. Bulbos infectados são mais leves e estão mais sujeitos ao apodrecimento, mesmo se armazenados em condições ideais. Alimenta-se do caule, bulbo e folhas e é capaz de sobreviver sem água por período prolongado, reduzindo sua atividade metabólica.
Ao pricinpais meio de controle é, evitar o plantio de cebola em áreas que...
tracking img