Ambientes protegidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEANDRO SILVA NASCIMENTO

























DIMENSIONAMENTO DE AMBIENTE PROTEGIDO PARA A CULTURA DE AGRIÃO
FA 006 – PROJETOS ESPECIAIS DE AMBIENTES CONTROLADOSFaculdade de Engenharia Agrícola, JUNHO 2012

LEANDRO SILVA NASCIMENTODIMENSIONAMENTO DE AMBIENTE PROTEGIDO PARA A CULTURA DE AGRIÃO
FA 006 – PROJETOS ESPECIAIS DE AMBIENTES CONTROLADOS


RELATÓRIO 2 parte da avaliação obrigatória da Disciplina sob a responsabilidade do professor Paulo Ademar Martins Leal.







Faculdade de Engenharia Agrícola, JUNHO 2012INDICE

INTRODUÇÃO 4
SOBRE O PRODUTO 6
SOBRE A PRODUÇÃO 7
FATORES DE CULTIVO 7
DADOS CONSTRUTIVOS 10
MEMORIAL DE CÁLCULO 10
ANÁLISE ECONÔMICA 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24

Introdução:
Ambientes protegidos:
A necessidade dos produtores protegerem as suas plantas, principalmente durante os períodos climáticos maisadversos, é o principal fator para que sejam utilizadas as casas de vegetação. A sua utilização é cada vez maior, em todo o mundo, evitando os danos causados por temporais, geadas, nevadas, granizo, frio extremo, etc., ou seja, más condições ambientais.A grande difusão desse tipo de estrutura se deve, indiscutivelmente, ao aparecimento do plástico, devido à sua versatilidade e baixo custo, bem comao surgimento de outros materiais acessíveis aos pequenos agricultores. Por esta razão, podemos encontrar em praticamente todas as regiões do mundo, casa de vegetação ou estufas. Além disso, concorrem para um melhor desenvolvimento dos plantios, bem como para o aumento da produtividade, maior número de colheitas por ano, colheitas nas entressafras e produtos de melhor qualidade.
O uso dessasestruturas se espalhou, em primeiro em lugares frios como a Europa, pela Holanda e depois por outros países, principalmente depois do aparecimento do plástico. Atualmente, a produção de hortaliças em casas de vegetação e ou estufas vem se firmando a cada ano e está bem difundida no Brasil e do mundo. Isto porque as casas de vegetação ocupam também a função de laboratórios bem como sevem dequarentenários, onde são observados organismos vegetais para adentrarem no país de forma segura. Assim sendo, considerando as observações técnicas necessária para o bom funcionamento de uma casa de vegetação, o presente projeto tem por finalidade demonstrar tecnicamente, parâmetros para a construção de uma casa de vegetação, bem como demonstrar sua diferencia em relação a estufa e os critérios de suautilização, a fim de incentivar empreendedores rurais para investimento na referida construção agrícola.
Diversidade Climática Regional no Brasil
Com dimensões continentais de 8.500.000 km2, o Brasil possui cinco regiões geográficas (Norte, Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste) climaticamente influenciadas pela ação de grandes centros de circulação atmosférica localizadas nos Oceanos Pacifico Sul,Atlântico Sul e pelo centro localizado na Zona de Convergência Intertropical. Esses centros de circulação atmosférica atuam sazonalmente nas regiões geográficas brasileiras de modos distintos, gerando condições de clima favoráveis e adversos à produção agrícola. Em certas circunstancias, estas condições impõem a necessidade de desenvolvimento de pesquisas para regularizar o abastecimento de certas...
tracking img