Faculdade internacional de curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA



















A INFLUÊNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL



















2011


1. Recreação, Brincadeira e Recreio


Na perspectiva de Mariotti (2004, p.19), recreação significa diversão, recrear e ela ocorrem naturalmente ou com imposição, nela a pessoa busca o seu plenodesenvolvimento, tendo que para isso se doar inteiramente desenvolvendo assim suas potencialidades de maneira prazerosa e recreativa. “Recreação é dar-se por inteiro a atividades impostas ou não. É um meio para o desenvolvimento bio-psico-espiritual e social do homem” (MARIOTTI, 2004, p. 19).
A recreação pode contribuir fundamentalmente na formação motora, dando possibilidade para que acriança possa, através dela, expressar seus sentimentos livres, espontâneos e naturais, desenvolvendo, assim, não somente aspectos motores como também cognitivos. Para a criança a seriedade da recreação está relacionada ao entretenimento, ao lúdico, ela amplia as suas experiências e o seu desenvolvimento (AWAD, 2004, p. 17-18).
Segundo Mian (2003, p. 22), a recreação é o ato de criar, recriar etransformar, sendo definida como uma fonte de alegria, divertimento e prazer, a pessoa a realiza de livre e espontânea vontade buscando seu bem-estar e satisfação. Ela ocorre naturalmente, sem obrigação ou opressão.
A recreação pode ser definida como:
[...] um processo de recriar, de renovar e não apenas a realização de uma simples atividade, com um resultado qualquer. Arecreação se utiliza principalmente do jogo, que vem do latim jocus que significa brincadeira, divertimento e desafio. A palavra recreação vem do latim recreativo, que significa recriar, restaurar. A atividade na recreação é espontânea, mas ao mesmo tempo não deve ser um fazer por fazer. (LARIZZATTI, 2005, p. 17).
Atualmente a recreação está sendo considerada uma ótima opção para a tãosonhada qualidade de vida, deixando de ser considerada algo para perder o tempo, mas sim algo sério e de grande importância. Para que a atividade seja recreativa é necessário que a pessoa se entregue no que está fazendo, estando motivada e interessada, buscando alcançar seu prazer. A recreação é tudo o que diverte o ser humano, podendo ser realizada nas horas de lazer com liberdade, naturalidade eprazer, sendo caracterizada pela livre escolha, espontaneidade de ação e ativa participação do ser humano abrangendo uma multiplicidade de experiências de quem a realiza. (RODRIGUES, 2002, p. 72-74).
Na perspectiva de SILVA, (1995, p. 95)


[...] as atividades recreativas tem o significado e o sentido de alegria, de divertimento, de sentir e viver o prazer de formaespontânea e criativa. O lúdico caracterizando uma atitude de vida será a marca de qualidade, de consciência e de construção da cidadania. Fator essencial na melhoria de vida. As atividades recreativas não podem ser vividas com limites, nem com os preconceitos criados e impostos pela cultura.
O recreio é muito importante na formação dos alunos. Ele representa como a sala de aula ou a casa, um dosespaços da vida da criança. Ele é fundamental para a integração dos mesmos na escola. O recreio pode ser identificado como um lugar positivo ou negativo, em que há alegria ou tristeza, frustrações ou isolamento, mas também pode ser um espaço para que se possam fortalecer os relacionamentos e amizades. A grande maioria das crianças gosta do recreio, considerando um espaço de satisfação pessoal e degrupo. O espaço para a realização do recreio deve ser grande, que dê para todos participarem, jogarem, brincarem e conviverem, deve ser também atraente, motivador e convidativo. É essencial durante o recreio os professores estarem presentes, observando, auxiliando para que não aconteça agressividade entre alunos, ou destruições de materiais. A brincadeira no recreio é um processo rico em...
tracking img