Ambiente de aprendizagem escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Trabalhar com educação sempre se apresentou como um desafio a ser vencido, experiencias adquiridas ao longo destes dois anos de formação em Ensino Básico, vejo-me obrigado a fazer alguma coisa para melhorar as condições dos estudantes. As escolas do Ensino Básico desempenham um papel crucial no nosso país, visto que é neste nível que maior parte das crianças é socializada e adquiremas competências básicas de leitura escrita e calculo.
O presente trabalho é subordinado ao tema: “ambiente educacional como facilitador da aprendizagem nas escolas do Ensino Básico.” A escolha deste tema foi basicamente influenciado pelos relatos que temos ouvido de que em algumas regiões os estudantes vê-se obrigados a estudar por baixo de árvores e outros em salas condignas. Estas duas situaçõescompletamente heterogéneas levaram-nos a avaliar as condições e situações que possibilitam ao aluno maior sucesso na aprendizagem, e levanta-se a seguinte questão:
* Que ambientes educacionais podem ser considerados ideais para o sucesso académico dos alunos?
Para responder a esta questão vemo-nos obrigados a fazer uma pesquisa com principal objectivo de contribuir com propostas paraoptimização de ambientes educacionais e de recursos materiais necessários, propiciando maior interacção professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno. Como forma de atingir a nossa meta, traçamos alguns objectivos específicos que irão guiar a nossa atenção especial:
* Identificar os diferentes ambientes educativos que os estudantes enfrentam;
* Verificar se os ambientes são favoráveis para osintervenientes; e
* Propor medidas para o melhoramento do ambientes educacionais.
Para conduzir o nosso trabalho traçamos hipótese que pode ir de acordo com a realidade assim como pode não reflectir com a verdade das instituições em estudo:
As condições físicas dos edifícios escolares e a respectiva mobília aparecem como condições importantes na criação de ambientes favoráveis que permitem o intercâmbiona troca de conhecimentos, que não precisa ser necessariamente entre professor e aluno, mas também entre aluno e aluno.

Metodologia
Para realização do trabalho recorremos especialmente a consultas bibliográficas não deixado de trás a possibilidade de entrevistar individualidades que já trabalharam em diferentes escolas com condições distintas.
De salientar que para maior aprofundamento do tema épreciso um trabalho de campo bastante apurado para recolha de dados. Esta poderá ser a fase subsequente pois actualmente numa primeira fase pautamo-nos por consultas de diferente obras literárias que abordam esta questão de ensino-aprendizagem numa visão do sucesso académico.
O trabalho apresenta todas as componentes de um trabalho científico: sendo composta pela presente nota introdutora, acontextualização apoiada a revisão bibliográfica e por fim apresenta-se a conclusão e a respectiva lista de obras consultados ao longo da realização do mesmo.

I. Ambientes de Aprendizagem
Um ambiente de aprendizagem escolar é um ambiente em que um indivíduo está sujeito a oportunidades de aprendizagem. Muitas vezes o termo ambiente de aprendizagem é confundido com o espaço físico onde ocorrempráticas educativas. Propõe-se uma visão mais geral, abarcando o conjunto formado entre os sujeitos, objectos e recursos que interagem no processo de aprender.
Um exemplo de ambiente de aprendizagem é o ambiente escolar, que é um ambiente planificado, ou organizado, para que ocorram práticas educativas. Nesse ambiente, o professor tem um papel fundamental, que pode ser tanto na preparação, organizaçãoe sistematização da aprendizagem, como no direccionamento ou orientação do processo de aprendizagem.
O ambiente de aprendizagem escolar é um lugar previamente organizado para promover
oportunidades de aprendizagem e que se constitui de forma única na medida em que é socialmente construído por alunos e professores a partir das interacções que estabelecem entre si e com as demais fontes...
tracking img