Alquimia e alquimistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Alquimia
A alquimia não persiste na descoberta de novos elementos, mas tenta reencontrar fatos antigos, que ainda são inacessíveis e inexplicados para muitos.
Ela tem uma maneira diferente e filosófica de ver o mundo, ela busca cada mínimo detalhe que passa despercebido aos nossos olhos. Na mesma, ocorre a transmutação da matéria e do espírito ao mesmo tempo, ou seja, não podemosseparar a matéria do espírito, pois o alquimista sempre está em contato total com o Universo.
Nesse contexto a alquimia foi definida como a ciência dos quatro elementos e três princípios, sendo os elementos água, terra, ar e fogo se relacionando aos estados líquidos, sólidos, gasosos e a energia. A água considerada dissolvente e nutritiva; a terra o estado sólido que estabiliza a matéria; o arsendo gasoso expansivo e volátil e o fogo sendo a energia que acelera o processo, aquece e ilumina.
Porém, os quatro elementos não foram suficientes para expressar todas características e assim os alquimistas adotaram os termos Enxofre, Mercúrio e o Sal para expressar os três princípios, e da mesma maneira que os quatro elementos, não representavam as substâncias mencionadas em si, mas sim as suaspropriedades materiais que poderiam ser retiradas ou acrescentadas as substâncias, possivelmente por reações químicas ou transmutações.
Embora ela nunca tivesse conseguido seu objetivo, a pedra filosofal, capaz de transformar qualquer metal em ouro. Obteve grandes sucessos na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório.
As principais finalidades da Alquimia eram:-Transformar metais como mercúrio e chumbo em ouro ou prata;- Preparar o elixir da longa vida, um remédio que cura todos os males e desenvolva a juventude.- Conseguir transformar espiritual do alquimista de homem caído em criatura perfeita.

Iatroquímica
A iatroquímica ou Quimiatria é conhecida como um conjunto de ideias que explicava como as doenças e o corpo humano funcionam de acordo aosprocessos químicos.
A principal caracteristica da Iatroquímica foi a utilização de compostos químicos no tratamento de doenças, em contraposição à ideia dos galenistas de que apenas forças ocultas, forças vitais ou misteriosas junto com as ervas medicinais, causariam efeito na cura dos males do corpo.
Com tudo, a iatroquímica foi o desenvolvimento da alquimia. Segundo a alquimia, era possível atransformação de quaisquer metais em ouro, ou seja, “a transmutação pela pedra filosofal”.
A Iatroquímica era uma nova maneira de avaliar o conhecimento científico produzido pelo homem. Combatia a Alquimia, pois, afirmava que um cientista verdadeiro dedicava-se à produção de medicamentos, e não à fabricação do ouro.
As ideias desenvolvidas pela Iatroquímica ainda estavam muito influenciadas por umaforte noção de sobrenatural. Pensava-se que um grande número de observações experimentais eram diretamente determinadas por forças vitais misteriosas, as quais não podiam ser entendidas.

Metalurgia
Acredita-se que a palavra “química” tenha se originado nessa época. Alguns consideram que ela teve origem na civilização egípcia, advinda da palavra khemeia, arte relacionada com mistérios,superstições, ocultismo e religião. Outra hipótese é que tem ha surgido da palavra grega chyma, que significa fundir ou moldar metais.
Na China a alquimia ficou vinculada à preparação artificial do cinábrio (minério do qual se extraía o mercúrio - sulfeto de mercúrio), que era considerado uma substância talismânica associada a manutenção da saúde e a imortalidade.

A metalurgia, principalmente o atoda fundição, era um trabalho que deveria ser realizado por homens puros conhecedores dos ritos e do ofício. A transformação espiritual era simbolizada pelo "novo nascimento", associada a obtenção do metal a partir do minério (cinábrio e mercúrio).
as transformações químicas transformações de uma substância em outra sempre fascinaram a humanidade. A partir delas surgiram processos que ajudaram...
tracking img