Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES DE COMPUTADORES

1 – Conceitos Básicos
 
Redes surgiram da necessidade de compartilhar informação e periféricos em tempo real e com isso aumentar a produtividade dos usuários que pertenciam a um grupo de trabalho e reduzir os custos inerentes a hardware. Antes do seu surgimento, funcionários de uma empresa trabalhavam de forma isolada em seus computadores.
 
Quando João precisasseutilizar um arquivo que estava no computador de Maria por exemplo, João deslocava-se até o computador de Maria interrompendo momentaneamente o seu trabalho, copiava o arquivo em questão, voltava ao seu computador e utilizava o arquivo que ele copiou para o disquete. Se João quisesse imprimir o arquivo em que estivesse trabalhando, mas se a impressora estivesse ligada no computador de Pedro, eledeveria salvar o arquivo em um disquete no seu computador, ir até o computador de Pedro(novamente interromper momentaneamente o trabalho de Pedro), abrir o referido arquivo e imprimi-lo. Se Maria quisesse imprimir, deveria esperar João acabar de usar a impressora de Pedro.   Não é difícil observar quanto tempo se perde e como a produtividade é impactada com operações tão simples.
 
Uma rede decomputadores pode ser definido, como um grupo de computadores que são conectados entre si, de forma a proporcionar o compartilhamento de arquivos e periféricos de forma simultânea e que utilizam um meio de transmissão comum. Na sua forma mais elementar a rede pode ser composta de no mínimo 2 computadores, conforme ilustrado na figura 1.1.
 
O uso de redes traz uma economia na aquisição de hardware. Nocaso descrito acima, se João, Maria e Pedro precisassem imprimir seus documentos sem estarem ligados em rede, seria necessário a aquisição de 3 impressoras. Mas somente 1 impressora será necessária se eles estiverem em uma rede.
 

Figura 1.1 – Uma rede de dois computadores.
 
Redes tem como objetivos principais:
 
» Compartilhamento de informação (ou dados)
» Compartilhamento de hardwaree software
» Administração centralizada e suporte
 
Mais especificamente computadores podem compartilhar:
 
» Documentos
» Impressoras
» Fax-modems
» Drives de CD-ROM
» Discos Rígidos
» Fotografias, arquivos de áudio e vídeo
» Mensagens de e-mail
» Softwares
 
A comunicação entre computadores ocorre segundo regras pré-definidas que permitem que a máquina receptora possa receber deforma inteligível os dados enviados pela máquina transmissora. A esse conjunto de regras damos o nome de protocolos. Vamos fazer uma analogia para facilitar o entendimento. João e Maria desejam se comunicar e utilizam o ar como meio compartilhado para isso. O simples fato de João falar não garante  que Maria irá entender e conseqüentemente que  haverá comunicação entre eles. Para que Maria entendao que João diz, eles devem falar a mesma língua (protocolo) e aí sim haverá comunicação.
 
1.1- Modelos de computação
 
O processamento de informações nas redes podem se dar de duas formas: centralizada e distribuída.
 
1.1.1- Centralizada
 
No passado antes do surgimento dos PCs, existiam computadores centrais com alto poder de processamento que eram responsáveis pelo processamento deinformações. Esses computadores também conhecidos por mainframes, liam as informações contidas em um cartão e as processava de forma seqüencial. A única forma de entrar com dados em um mainframe era com cartões que eram inseridos nas leitoras. Não havia qualquer interação com o usuário. Esses computadores também eram grandes (chegavam por vezes a ocupar uma sala inteira) e muito caros, o querestringia o seu uso a grandes corporações e órgãos do governo que podiam justificar o alto investimento.
 
Com o surgimento das redes, outras opções foram criadas para colocar e retirar informações  no sistema. Através de terminais que eram nada mais do que dispositivos de entrada e saída, e impressoras, o usuário poderia ter uma interação maior com o mainframe. Esses terminais eram conhecidos como...
tracking img