Alotropia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A capacidade de um elemento químico formar duas ou mais substâncias simples diferentes é denominada de Alotropia 

Exemplos: 

1- O gás oxigênio (O2) e ozônio (O3) diferem um do outro na atomicidade, isto é, no número de átomos que forma a molécula. 

Dizemos então que o gás oxigênio e o ozônio são as formas alotrópicas do elemento químico oxigênio. O oxigênio existe no ar atmosférico,sendo um gás indispensável à nossa respiração. O ozônio é um gás que envolve a atmosfera terrestre, protegendo-nos dos raios ultravioleta do sol. 

2 - Carbono (C): Seus átomos podem se unir de várias formas diferentes formando inúmeras substâncias. O diamante e a grafite são substâncias simples formadas apenas por carbono, a grande diferença entre elas é a maneira como os átomos ficam organizadosnas moléculas, ou seja, o rearranjo dos átomos. A grafite representa a forma mais estável do carbono, já o diamante, só é conseguido com pressões e temperaturas altíssimas. 

3 - O fósforo vermelho e o fósforo branco são alótropos do elemento químico fósforo, que diferem entre si pela atomicidade. 

Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico forma substâncias simples diferentes.Estes elementos podem ser Oxigênio (O), Enxofre (S), Carbono (C) ou Fósforo (P).
* O oxigênio possui os seguintes alótropos:
- O2 > Gás Oxigênio: É inodoro, incolor e essencial a respiração
- O3 > Gás Ozônio: Tem cheiro característico e é levemente azulado. É o gás formador da e estratofera e impede que os raios ultravioleta atinjam a superfície terrestre.
* O enxofre possui asseguintes formas alotrópicas:
- S rômbico
- S monoclínico
* O Fóforo possui os seguintes alótropos:
- Pn > Fósforo vermelho: Atomicidade indeterminada;
- P4 > Fósforo branco.
* O Carbono possui três formas alotrópicas:
- C grafite > é o que você usa em seu lápis.
- C diamante > Diamante.
- C fulereno ou C futeboleno : Esta forma alotrópica é tão difícil de ser encontrada, queseu preço é maior que o preço do diamante.
 
ligações intermoleculares

As ligações intermoleculares, como o próprio nome indica, são forças de coesão de natureza eletrostática que se estabelecem em todas as substâncias constituídas por moléculas polares ou apolares. Estas ligações são muito mais fracas que as ligações intramoleculares (aquelas que se estabelecem entre os átomos no interiordas moléculas).
As ligações intermoleculares são vulgarmente conhecidas por forças de Van der Waals.
Estas ligações são as principais responsáveis pelas propriedades físicas dos sólidos e líquidos moleculares e explicam o facto de a maioria das substâncias moleculares se encontrarem à temperatura ambiente, no estado líquido ou gasoso, e que algumas sólidas tenham pontos de ebulição baixos,fundindo ou evaporando com facilidade.
São as forças intermoleculares que mantém as moléculas associadas nos sólidos moleculares. Como estas forças são fracas, os sólidos moleculares são moles.
Para a mesma substância, as forças intermoleculares são mais fracas no estado líquido que no estado sólido. Nalgumas substâncias as forças intermoleculares são relativamente fracas e por isso evaporam muitofacilmente, como é o caso da acetona. Outras ainda, como a naftalina, sublimam facilmente, isto é, passam diretamente do estado sólido ao estado gasoso.

Os tipos de ligação até agora considerados dizem respeito às interacções entre os átomos no interior de uma molécula — ligações intramoleculares. Note-se, no entanto, que as moléculas exercem interacções entre si, o que se traduz na existência dediferentes estados físicos, em geral, para uma mesma substância. Estas interacções entre moléculas — ligações intermoleculares — são muito mais fracas do que as ligações intramoleculares até agora analisadas.
Recorde-se de anos anteriores que a passagem de uma substância do estado sólido ao estado líquido, e deste ao estado gasoso, implica o fornecimento de energia ao sistema. O valor do ponto...
tracking img