Alongamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que sentirmos vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. Mas, qual seria a importância desta atividade? Por que devemos praticá-la? Como? Quando?
Nas páginas a seguir, vamos responder a essas perguntas e aprender um pouco maissobre os Alongamentos, esta atividade simples, muitas vezes esquecida pela maioria das pessoas, mas que traz grandes benefícios a nossa saúde.

Fazer Alongamentos

Pela sua facilidade de execução, os alongamentos podem ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo, em qualquerlugar! Principalmente antes e depois de atividades físicas.
Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.
A flexibilidade pode ser trabalhada e desenvolvida em qualquer idade, seguindo um treinamento adequado.
Contudo, os resultados não são iguais para todas as pessoas, dependendo do histórico esportivo,idade, sexo etc.
As crianças são bastante flexíveis. Esta flexibilidade diminui até a puberdade e aumenta durante a adolescência.
Depois da adolescência, a flexibilidade volta a diminuir e assim permanece diminuindo até o final da vida (isto se você não trabalhá-la).
Embora ela diminua com a idade, esta perda é bem menor em pessoas ativas.
Quando alongamos, devemos ter plena concentração no queestamos fazendo. É muito comum realizar esse tipo de atividade pensando em outras coisas ou conversando com alguém. Isto prejudica o alongamento.
Se fecharmos os olhos, poderemos dizer qual o posicionamento das partes do nosso corpo. Isso é possível através do analisador cinestésico que tem receptores nos músculos, tendões e ligamentos do corpo humano, informando imediatamente nosso cérebro sobretensões sofridas e movimentos realizados. Devemos utilizar esta capacidade no momento de alongarmos.
Então, durante a realização dos exercícios de alongamentos, sinta seu corpo, perceba suas limitações e vibre com as pequenas conquistas que atinge.

Quando alongar?

É importante alongar adequadamente a musculatura logo antes de iniciar uma atividade física. Isso prepara os músculos para asexigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Além disso, como não é raro que a prática de exercícios provoque dores musculares 24 horas após o seu término, alongar-se imediatamente após o exercício é fundamental para relaxar a musculatura, diminuindo seu tônus e auxiliando na recuperação pós-treino. O alongamento após a atividade física deverá ser diferentedependendo do tipo de treino realizado, se treino aeróbio ou anaeróbio. Após o treino aeróbio, os exercícios de alongamento podem ser feitos imediatamente, pois a contração muscular desse tipo de treino geralmente é baixa.
Já após o treino anaeróbio, os exercícios de alongamento devem ser realizados depois de um período de 15 a 20 minutos. A contração muscular geralmente é muito grande nesse tipo detreino, aumentando seu tônus. Então nesse período a musculatura relaxa, voltando ao seu tônus natural.

Como alongar?

Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões desnecessárias. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por 30 segundos, voltando novamenteà posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar um pouco mais o músculo, evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. É a técnica chamada de alonga – contrai - alonga. De uma forma geral, sempre...
tracking img