Almeida garret

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Almeida Garret
* Biografia
    Nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799 com o nome de João Baptista de Almeida Leitão da Silva, tendo posteriormente, já na Universidade de Coimbra, mudado paraJoão Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett.
Passados os primeiros anos de vida no norte de Portugal onde duas criadas, para o entreterem, lhe contavam histórias maravilhosas povoadas defantasmas e almas do outro mundo, histórias estas que o marcaram profundamente e a elas se refere em algumas das suas obras, nomeadamente em Viagens na Minha Terra.
Com apenas 9 anos, e devido às invasõesfrancesas, foi com os pais para os Açores onde recebeu de seu tio D. Frei Alexandre, uma educação clássica e religiosa. Mais tarde renunciou ao sacerdócio, profissão que lhe parecia destinada.
Em1816, matriculou-se em Coimbra na Faculdade de Direito. É nesta cidade que Almeida Garrett se vai tornar um acérrimo defensor das ideias liberais.
Conclui o curso em 1821 e parte para Lisboa onde secasa com Luísa Midose. Participa então activamente nas lutas liberais. Em 1823 e devido a um golpe de Estado – a Vilafrancada – é obrigado a exilar-se em Inglaterra. É aqui que Almeida Garrett  tomacontacto e conhece a literatura Romântica. Muda-se para França e vivendo com grandes dificuldades, escreve duas obras – Camões (1825) e D.Branca (1826) anunciando já as suas tendências românticas.Regressa a Lisboa em 1826 e dedica-se ao jornalismo, mas graças às suas ideias Liberais e com o triunfo do Absolutismo de D. Miguel de novo se vê obrigado a emigrar para Inglaterra. Entretanto separa-se jáda sua mulher.
Deste país, e mais tarde de França, alia-se às lutas Liberais no exílio.
É então preso por motivos políticos.
Posteriormente e já com D. Pedro no poder, colabora nas reformas deMouzinho da Silveira e assume alguns cargos públicos, entre os quais o de diplomata em Bruxelas.
Toda a sua experiência por terras estranhas vais fortalecer o seu amor e dedicação por tudo o que é...
tracking img